A pré-candidatura do presidente estadual do PSB e deputado federal Rafael Motta ao Senado Federal está, cada vez mais, ganhando corpo em Brasília e tem o apoio incondicional do diretório nacional do partido. O presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, reforçou nesta quinta-feira 19, que o projeto de Rafael Motta é uma prioridade para os socialistas.

Carlos Siqueira já havia deixado claro que deseja Rafael Motta na disputa pela vaga ao Congresso Nacional com o apoio do PT, que é atualmente postulada pelo novo aliado da governadora Fátima Bezerra (PT), o líder estadual do PDT e ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. A nova defesa da pré-candidatura de Rafael foi feita em publicação na internet, na qual Siqueira reforça que a sigla quer o deputado como senador. “Rafael Motta conta com nosso integral entusiasmo e apoio. Vamos em frente”, disse.

A pré-candidatura do potiguar ao Senado também está na agenda do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que se filiou recentemente ao PSB e atual vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. Segundo fontes próximas ao AGORA RN, Alckmin esteve reunido com Rafael Motta recentemente e entende que o PSB deve reproduzir, no Rio Grande do Norte, a aliança majoritária que acontece no plano nacional.

Nos últimos dias, Carlos Siqueira e Geraldo Alckmin cumpriram agenda com José Dirceu, nome do PT que continua com muita força no partido. Os encontros foram postados nas redes sociais. E, no último mês, o deputado federal esteve duas vezes com o ex-presidente Lula, encontros que renderam postagens nas redes sociais.

O voto de Rafael em Lula é o maior calo no pé do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que tenta se consolidar como pré-candidato ao Senado Federal no grupo da governadora Fátima Bezerra. Porém, embora faça parte de uma aliança com o PT, o voto de Carlos Eduardo Alves é do ex-ministro e pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT).

Rafael aparece com quase 10% em pesquisa da Exatus

Na pesquisa realizada pelo Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa, em parceria com o jornal AGORA RN, divulgada na edição desta quinta-feira 19, o nome de Rafael Motta aparece com 9,65% das intenções de voto dos potiguares para o Senado. Ou seja, apenas uma semana após comunicar sua pré-candidatura, o parlamentar já registra quase 10% em sua primeira pesquisa.

Ele já havia dito que confirmaria sua candidatura caso tivesse bom desempenho. A reportagem do AGORA RN perguntou se os números já são suficientes para a sua confirmação e Rafael respondeu que sim. “Os números refletem que há espaço para uma nova pré-candidatura. Acho que o primeiro recado das pessoas é que o projeto é viável e competitivo”, comemorou.

Fonte: AgoraRN

Foto: Reprodução