O Flamengo não fez um grande jogo, na noite desta terça-feira (24), mas venceu o Sporting Cristal do Peru por 2 a 1, no Maracanã. O resultado manteve o Rubro-Negro na liderança do Grupo H e selou a classificação para a próxima fase da Libertadores. Na próxima sexta-feira, a Conmebol realiza o sorteio dos confrontos da segunda fase da competição continental.

O time brasileiro entrou em campo com uma lista longa de desfalques do Rubro-Negro, composta pelos goleiros Santos e Diego Alves, pelos defensores Filipe Luís, Fabrício Bruno e Gustavo Henrique e pelo meia Matheus França e pelo ponta Vitinho, todos no departamento médico. Além deles, o volante Willian Arão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, não jogou.

A partida começou num ritmo lento que agradava apenas ao time visitante, que tentava os contra-ataques. E foram os peruanos quem chegaram primeiro perto do gol. Aos 12 minutos, Gonzáles carregou a bola na esquerda e enfiou lindo passe para Loyola dentro da área. O lateral saiu na diagonal de Hugo e, de frente com o goleiro, chutou de canhota na rede pelo lado de fora.

O troco flamenguista veio aos 19 minutos. Lázaro apareceu na direita, cortou para o meio e, de canhota, levantou para Pedro no segundo pau. O atacante se esforçou, testou mal e a bola saiu por cima do gol de Duarte. Aos 27 minutos mais uma chance para o Rubro-Negro. Marinho dominou passe de João Gomes arrumando para a canhota e chutou forte no canto esquerdo alto de Duarte, que se esticou para espalmar em grande defesa.

Mas finalmente veio o primeiro gol do jogo. Aos 30 minutos, David Luiz enfiou uma “bolaça” da zaga para dentro da área e Isla apareceu para dominar. O lateral, de frente com Duarte, tocou na saída do goleiro para abrir o placar no Maracanã.

Antes de o juiz apitar para determinar o intervalo do jogo mais duas chances foram criadas, uma para cada lado. Aos 36 minutos, após cruzamento vindo da esquerda, Gonzáles apareceu dentro da área, finalizou de carrinho e mandou com perigo à direita de Hugo Souza. Aos 43 minutos, Pedro fez o papel de garçom e serviu linda bola enfiada para Lázaro. Cara a cara com Duarte, o garoto se afobou e finalizou em cima do goleiro do Sporting Cristal.

O Flamengo não mudou para o segundo tempo. Nem no time, nem na atitude, nem tampouco na perda de gols fáceis. Aos 7 minutos, Thiago Maia lançou linda bola para Lázaro, o goleiro saiu do gol e afastou. No rebote, Pedro tentou por cobertura e mandou muito longe do gol. Ao 15, Pedro deixou Lázaro mais uma vez na cara do gol, o atacante finalizou forte de esquerda e exigiu uma grande defesa de Alejandro Duarte.

Mas o domínio flamenguista era grande na volta para a etapa final e o segundo gol não demoraria a acontecer. Tanto que aos 29 minutos ele veio. Andreas Pereira, que havia entrado há poucos minutos no lugar de Gomes, cruzou na área, Pedro subiu de cabeça e fez o segundo do Flamengo.

No entanto, o time visitante surpreendeu a equipe carioca. Aos 42, Christofer Gonzales recebeu na esquerda, pedalou e bateu no meio do gol, o goleiro Hugo caiu e não conseguiu fazer a defesa. Final, Fla 2 a 1.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Alexandre Vidal