O Brasil mostrou que segue em evolução a caminho da Copa do Mundo. Na manhã desta quinta-feira (2), a seleção comandada por Tite venceu a Coreia do Sul, em Seoul, por 5 a 1. O destaque foi o atacante Neymar, com dois gols, e o lateral-esquerdo Alex Sandro, que sofreu os dois pênaltis convertidos pelo camisa 10 do Brasil e deu uma assistência a Richarlison. Phillipe Coutinho e Gabriel Jesus fecharam o placar brasileiro, enquanto Hwang Ui-Jo fez o gol dos sul-coreanos.

Dúvida para a partida, Neymar foi escalado por Tite para formar o ataque ao lado de Richarlison e Raphinha, com Paquetá na armação no meio-campo. O lado esquerdo do Brasil demonstrou força desde os primeiros momentos. Contestado por muitos torcedores, Alex Sandro demonstrou que quer ser o titular na Copa. Foi dele o passe aos 6 minutos do primeiro tempo para Richarlison, dentro da área, completar para o gol.

O Brasil seguia em ritmo lento, apesar de amplo domínio. Porém, aos 30 minutos, Hwang Ui-Jo recebeu passe dentro da área, girou sobre Thiago Silva e mandou para as redes de Weverton, com belo chute cruzado. O empate só permaneceu até os 41 minutos, quando Neymar converteu pênalti sofrido por Alex Sandro.

Na segunda etapa, amplo domínio brasileiro. Quando exigido, Weverton esteve bem, mas o time brasileiro abafou a equipe sul-coreana desde os primeiros minutos. Após bela triangulação ofensiva, Alex Sandro recebeu de Neymar dentro da área e foi derrubado. O VAR apontou a penalidade e, aos 11 minutos, Neymar marcou seu segundo gol no jogo, o terceiro do Brasil.

A Seleção Brasileira promoveu mudanças, com a entrada de Vini Júnior e Fabinho nas vagas de Richarlison e Casemiro. Em seu primeiro lance, o atacante do Real Madrid finalizou com perigo, mas foi a única participação efetiva do atacante no jogo.

Com menos de dois minutos em campo, Philippe Coutinho, que entrou na vaga de Neymar, marcou o quarto gol da Seleção. O meia do Aston Vila se aproveitou de falha da zaga, viu a bola quicar na sua frente dentro da área e mandou de bate-pronto, no ângulo, aos 34 minutos da etapa final. O Brasil, neste momento, já tinha o ataque formado por Vini Júnior, Matheus Cunha e Gabriel Jesus, que foi o autor do gol que fechou a goleada. E foi o mais bonito da partida.

Recuperando seu espaço na Seleção após uma reta final de temporada positiva no Manchester City, Gabriel Jesus enfileirou adversários pelo lado direito do ataque, invadiu a área e bateu firme de pé esquerdo, fechando a conta aos 47 minutos e quebrando jejum de mais de 3 anos sem gols com a amarelinha. 

Agora, o Brasil se prepara para mais um amistoso. Dessa vez, o adversário será o Japão, em Tóquio, na segunda-feira (6), às 7h20, no horário de Brasília.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Lucas Figueiredo/CBF