A possibilidade de ingressar na carreira pública no Rio Grande do Norte pode estar mais próxima com a definição das datas da realização do Concurso Público para provimentos de vagas na Assembleia Legislativa. Em recente reunião realizada entre os membros da Comissão Especial do certame e a diretoria do Instituto AOCP, realizada na cidade de Maringá/PR, foram acertados os últimos detalhes, feitas as adequações necessárias e a definição do cronograma de atuação para os próximos dias.

De acordo com o presidente da Comissão Especial do Concurso Público, procurador-geral da Assembleia, Sérgio Freire, ficou definido que no próximo dia 14 de junho, está prevista a assinatura do contrato entre a Assembleia Legislativa e o Instituto AOCP, empresa responsável, pela organização, conteúdo programático, cronograma de inscrições, realização das provas, correção, recursos e resultados. Em seguida será realizada uma reunião com a Comissão Especial para aprovação da minuta do edital. Ainda de acordo com Sérgio Freire, no dia 21 está previsto o lançamento do edital que rege o concurso e abertura das inscrições. Já a aplicação das provas está prevista para o mês de setembro. 

“Hoje vencemos mais uma etapa do concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Fechamos os últimos detalhes, definimos o cronograma e a previsão de aplicação de provas. Ou seja, é mais um período vencido que nos leva a concretização do concurso público para provimentos de cargos no Legislativo potiguar”, resumiu Sérgio Freire.

O concurso da Assembleia Legislativa do RN foi planejado como meta para 2022 pelo presidente Ezequiel Ferreira e ofertará 47 vagas para cargos efetivos de Analista Legislativo – Nível Superior e Técnico Legislativo.

Ao todo são previstas 24 vagas para o cargo de Analista Legislativo, com remuneração inicial de R$ 8.338,64 mais benefícios e 23 para o cargo de Técnico Legislativo, com remuneração inicial de R$ 4.468,16, mais benefícios.

Sobre as cotas para pessoas negras, a comissão do concurso acatou a recomendação em cumprimento à Lei Estadual 11.015/2021, sancionada no fim do ano passado e que trata sobre a garantia de 20% das vagas nos concursos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual para a população negra. 

Outro encaminhamento da comissão é que não haverá ampliação do número de vagas previstas no concurso. A comissão também definiu que haverá aplicação de provas em Pau dos Ferros para atender aos candidatos residentes nas regiões Oeste e Alto Oeste.

Acompanhe todas as notícias sobre o concurso no site da ALRN www.al.rn.leg.br e nas redes sociais @assembleiarn

Fonte: Tribuna do Norte