Advogada Marina Siqueira assume e diz que companhia continuará investindo em inovação e eficiência.

A advogada Marina Siqueira foi empossada nesta terça-feira (07) na presidência da Companhia Potiguar de Gás – Potigás. Ela foi indicada pelo Governo do Estado e nomeada na reunião do Conselho de Administração da Companhia, no último dia 26 de maio. Marina assume em substituição à engenheira e advogada Larissa Dantas, que ficou à frente da Potigás nos últimos três anos.

A posse e transmissão do cargo ocorreu durante a programação do Seminário “Novo Mercado do Gás”, promovido pela companhia, na sede da Fiern, em Natal. O Seminário marca o primeiro ano de vigência da Lei nº 14.134, de 2021, chamada de Nova Lei do Gás, que estabelece novo marco legal do setor no Brasil. O evento é voltado para a cadeia de gás natural em todo o Brasil, incluindo os operadores nas áreas de extração, refino, transporte, distribuição e regulação.

O vice-governador Antenor Roberto representou a governadora Fátima Bezerra e disse que “são duas mulheres empoderadas, que se sucedem. A Governadora está muito feliz. Temos uma gestão que é indutora do desenvolvimento no RN e que mantém relação de confiança com o setor produtivo. Temos certeza que a Potigás seguirá com uma gestão competente e responsável”.

Marina Siqueira destacou a importância da Potigás para o Rio Grande do Norte como vetor do desenvolvimento. “Assumo com muita responsabilidade neste momento de transição no mercado de gás e dos combustíveis. Há 3 anos na Potigás temos tido grande experiência e aprendizado. Eu era assessora de assuntos institucionais e regulatórios, mantive entendimentos com as cadeias do setor e inovamos. O resultado é que o preço do gás não só não aumentou, como foi reduzido no RN. As decisões da companhia como um todo foram acertadas e contaram com o apoio do Governo do Estado, daí o excelente resultado que alcançamos. E vamos continuar trabalhando para promover mais inovação e eficiência”, afirmou a nova presidente.

Larissa Dantas disse: “quando fui indicada pela governadora Fátima Bezerra ela nem me conhecia. Sou muito grata pela confiança em nosso trabalho.” E acrescentou que “Marina merece toda a confiança e em nome dela agradeço a toda a equipe da Potigás e do Governo do Estado”.

À solenidade compareceram os secretários de Estado do Planejamento, Aldemir Freire; do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato; da Comunicação, Daniel Cabral; coordenador de desenvolvimento energético da Sedec, Hugo Fonseca; presidente da Caern, Roberto Linhares; integrante do Conselho de Administração da Potigás, Guia Dantas; coordenadora de gás natural do Ministério das Minas e Energia, Marina Meneguel; diretora da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloísa Borges; gerente da unidade de negócios de produção da Petrobras, José Harlen Dantas; superintendente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Hélio da Cunha; coordenadora de Mercado do Departamento de Gás Natural do Ministério das Minas e Energia, Jaqueline Meneghen; representantes de federações, sindicatos, associações se empresas do setor de petróleo e gás.

A COMPANHIA
A Potigás foi fundada em novembro de 1993 através da Lei Estadual nº 6502, de 26 de novembro de 1993. As operações iniciaram em março de 1995. A Companhia Potiguar de Gás é uma sociedade de economia mista, que tem como sócios o Estado do Rio Grande do Norte e a Petrobras Gás S/A (Gaspetro).

Responsável exclusiva pela distribuição de gás canalizado no RN, a Potigás oferta para os segmentos industrial e veicular e, recentemente, passou a comercializar para os segmentos de varejo: comercial e residencial.

Atualmente, o RN conta com uma das tarifas mais baixas do país, resultado da implantação do Novo Mercado de Gás no RN, que garantiu mais competitividade tarifária e atração de investimentos, além de consolidar a cadeia do gás natural, com a extração, refino e distribuição no próprio território, fomentando o desenvolvimento econômico sustentável do RN.

Nos últimos três anos mais 67 quilômetros de rede foram implantados pela empresa, ampliando a infraestrutura de fornecimento e possibilitando a instalação de indústrias, comércios e outros empreendimentos. Mais de R$ 27 milhões em recursos próprios foram investidos na expansão dos gasodutos. Como consequência desses investimentos e da redução da tarifa, a Potigás conseguiu captar 12 mil novos clientes nos quatro segmentos de atuação: comercial, residencial, veicular e industrial.

A Potigás tem atualmente uma rede de distribuição com 480 quilômetros de extensão atendendo os polos industriais e principais ruas e avenidas dos municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Goianinha. A companhia conta com mais de 35 mil usuários.

Fonte: Governo do RN
Foto: Vini Leão