Todas as pesquisas do Rio Grande do Norte apontam hoje uma vitória do ex-presidente Lula da Silva com mais de 50% dos votos. Esse dado vem sendo confirmado através de 12 pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), com exceção da única pesquisa que o presidente Jair Bolsonaro lidera a corrida no Estado, segundo o levantamento espontâneo feito pelo instituto de pesquisas Brasmarket. Bolsonaro tem 23,6% das intenções de voto contra 21,7% do ex-presidente Lula. O ex-ministro Ciro Gomes ainda aparece em terceiro, dentro da margem de erro com 3,4%. Nesse questionário, os indecisos atingiram 42,9%. Brancos e nulos somaram 7,8%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-05235/2022 e BR-09104/2022.

Em 2018, no melhor momento de Jair Bolsonaro no Brasil e no Rio Grande do Norte, ele teve no 2º Turno 36,59%. Já o candidato do PT, Fernando Haddad conquistou 63,41%. Esse parâmetro da última eleição é o sonho do PT potiguar. A equipe da governadora Fátima Bezerra quer alcançar mais 10% com o efeito Lula. O ex-presidente e maior estrela do PT estará em Natal no próximo dia 16. Já recuperado da Covid-19, Lula vai estar presente à I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontecerá no Centro de Convenções de Natal, maior local de evento da capital. A estratégia tática do PT é fazer Lula subir a governadora e ultrapassar a casa dos 40%. Na última pesquisa divulgada, Sensatus (Band Natal) Lula teve 55,7% no RN, contra 25,8% de Bolsonaro.

A chegada do MDB do deputado Walter Alves e do ex-senador Garibaldi Filho ao projeto de reeleição da governadora, vem aumento os apoios dos prefeitos do interior. Essa semana, por exemplo, em uma tarde, Fátima e Walter receberam os prefeitos de Nova Cruz, Flávio de Berói e Alan Silveira (Apodi), maiores cidades do Agreste Potiguar e do Médio Oeste. Além desses, os prefeitos do MDB de São Francisco do Oeste, Coronel Ezequiel, Lagoa Nova, São João do Sabugi e São José do Seridó, estes últimos não apoiaram Fátima em 2018.

PDT
O Diário Oficial da Prefeitura do Natal continua a todo vapor. Desta vez foi exonerado o presidente do PDT de Natal, Jonny Costa. Após a notícia e publicação uma girândola de fogos no estacionamento do Procon Natal. Os que não gostavam de Jonny comemoravam a saída dele com uma queima de fogos, do antes todo poderoso auxiliar do Palácio Felipe Camarão.

Será?
A saída de Jonny Costa já era esperada, desde que ele assumiu a coordenação da campanha do ex-prefeito Carlos Eduardo (PSDB) ao Senado . Mas ao contrário da exoneração da ex-secretária Andréa Ramalho, Jonny Costa foi cordial com o prefeito Álvaro Dias (PSDB).

Doutora
A médica Dra. Júlia Ferreira, filha da secretaria de Administração, Virgínia Ferreira está sendo estimulada a sair a deputada federal pelo PSDB. Ela trabalha há anos na Maternidade Divino Amor em Parnamirim. Dra. Júlia também é primeira-dama de Parelhas, onde o prefeito Dr. Tiago Almeida (PSDB) tem 80% de avaliação positiva hoje.

Nominata
De olho em fortalecer a nominata do Solidariedade, o deputado Kelps Lima sai de licença da Assembleia Legislativa. O empresário Michael Diniz, suplente da coligação.
Articulação. O prefeito Hudson Pereira de Santana do Seridó organiza uma agenda nos municípios vizinhos para receber o pré-candidato ao Governo, Fábio Dantas (Solidariedade). Ele aproveita o Santo Antônio do Povo no sábado, para tentar animar a agenda.

Adesão
Um grupo de empresários, advogados e profissionais autônomos está organizando um jantar em torno do ex-presidente Lula (PT) com ingressos que variam de R$ 3 mil a R$ 20 mil. O assunto está sendo mantido sob sigilo, mas algumas pessoas já receberam convites e se dispuseram a apoiar o evento, que deve reunir em torno de cem pessoas.

Refrega
“É impossível não ter segundo turno ou eu não ganhar no primeiro”, disse Jair Bolsonaro. O presidente sabe que o risco de ser esculhambado pelo eleitorado existe, sim. E já não há mais como reverter isso. Nem acusando o TSE de fraudar a disputa em favor de Lula, que lidera todas as pesquisas.

Fonte: AgoraRN

Foto: Reprodução/Twitter