A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou uma nota nesta segunda-feira (13) afirmando que dois veículos leves sobre trilhos (VLTs) estão passando por reparos após identificação de desgastes. Com isso, seis viagens são impactadas e seguem paralisadas.

“Informamos que, em virtude da avaria de duas composições de VLT, durante a operação do final de semana, as viagens das 06h08 e 06h57 da Linha Sul (Cajupiranga/Natal) e das 05h05, 06h17, 17h09 e 17h47 da Linha Norte (C. Mirim/Natal) continuarão suspensas até que equipe técnica da Companhia finalize os reparos dos trens”, diz a nota.

Para compensar o desfalque da Linha Norte, a CBTU oferece uma nova viagem partindo às 7h27 de Extremoz em direção a Natal. A operação ficará ativa até a regularização da grade horária do Ramal Norte.

De acordo com a Companhia, com essas alterações, o número de viagens diárias de trens urbanos foi impactado em um sexto. De 36 viagens rotineiras oferecidas pela CBTU, apenas 30 estão ativas. Ainda segundo a companhia, a programação normal de viagens será reestabelecida assim que a manutenção dos trens for concluída. 

Motivação

Na última quarta-feira (8), um trem urbano descarrilou na zona Oeste de Natal após peças do veículo se soltarem. Na ocasião, a Linha Sul ficou suspensa. A CBTU anunciou na última sexta que a linha seria regularizada nesta segunda (13), após tanto a linha Norte quanto a linha Sul passarem por operações especiais de reparo durante o final de semana. Mas nesta segunda, a Companhia anunciou que as linhas continuarão passando por manutenção, reduzindo seis viagens diárias ao todo. Não foi divulgada a previsão para normalização das linhas.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Divulgação