Dado início nesta segunda-feira 13, o governo do estado começou a realização do curso que irá formar os novos servidores do Itep/RN. Realizado no ano passado, foram convocados 532 aprovados que irão realizar o curso. Estão sendo ofertadas 277 vagas em duas diferentes áreas:

Agente técnico forense – 200 vagas

Agente de necropsia – 77 vagas

As etapas do curso de formação foram divididas por áreas. Do dia 13 de junho até o dia 20 julho serão avaliados os candidatos que estão concorrendo para as vagas de Agente técnico forense e Agente de necropsia. Já do dia 25 de julho até o dia 31 de agosto, serão avaliados os candidatos que estão concorrendo para as vagas de perito criminal, médico legista e odontologista.

A Governadora do Estado, Fátima Bezerra, parabenizou os alunos do curso e falou um pouco sobre a situação dos servidores públicos do estado. “Felicito a todos por terem chegado a este momento. Nosso Governo tem feito todo esforço colocando a segurança pública entre as principais prioridades. No início de 2019, quando assumimos, o Estado devia quatro folhas salariais, fornecedores em atraso, a Polícia Militar não contratava pessoal há 15 anos, a Polícia Civil há 12 anos e o Itep não tinha definição das carreiras. Hoje, na condição de governadora, me alegra temos conseguido arrumar a casa, pagamos os salários em dia e pagamos os atrasados, estamos realizando concursos para novos servidores, inclusive do sistema de segurança como é o caso de vocês.”

Sede própria

A Governadora ainda anunciou que será construída a sede própria do Instituto, sendo umas das mais modernas e avançadas do país, onde os servidores terão uma melhor adequação para a realização de seus trabalhos. Ao todo, serão investidos R$ 36 milhões de reais na construção da nova sede do instituo.

O vice-governador também falou um pouco e disse que “este é um momento ímpar para o sistema de segurança pública”. Completou falando que “hoje a governadora sanciona a Lei que institui o Plano Estadual de Segurança Pública que define o planejamento estratégico e metas para as ações no setor”.

Marcos Brandão, que é diretor geral do Itep, falou sobre o compromisso do Governo do Estado com o sistema de segurança, da valorização do profissional da área, com a criação e realização de concursos públicos. “Até 2018 não tínhamos nossas carreiras estruturadas. Hoje temos nosso Plano de Cargos, Carreira e Salários, estamos contratando por concurso público novos servidores de carreira e teremos pela primeira vez sede própria”, disse o diretor.

Fonte: AgoraRN

Fotos: Elisa Elsie – Assecom/RN