O Município de Montanhas a alguns anos vem sendo destaque nas ações relacionadas a saúde pública. Essa é uma prioridade do prefeito Manuel Gustavo. Nos últimos dias a Secretária de Saúde Dra. Luzia Farias, anunciou que Montanhas está classificada em 10º lugar entre os 167 municípios do RN no ranking do Previne Brasil, programa nacional que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS) oferecidos pelos municípios e, classificado em 4º lugar na 1° Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte que compõe 27 municípios em sua área.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na lista das cidades por Estados da Federação com maior pontuação. A nota se refere ao período de janeiro a abril deste ano. Montanhas continua sendo destaque em todo o RN com relação aos seus índices de qualidade em atendimentos de saúde básica.

A Secretária pontua, afirmando que celebrou os resultados destacando os avanços do município. “Neste setor refletem o compromisso da gestão em ofertar os melhores serviços à população e também ao envolvimento das equipes da Estratégia Saúde da Família e de Atenção Básica executando os serviços na ponta. Temos aprimorado nossas ferramentas de planejamento e investido na valorização do servidor”, afirma Luzia Farias.

O ISF é a média do desempenho obtido nos sete indicadores do Previne Brasil, que contemplam as áreas de saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança e doenças crônicas. Além de avaliar a qualidade dos serviços de atenção primária oferecidos aos usuários do sistema público, os resultados obtidos por cada município são utilizados como base de cálculo para o financiamento das ações de saúde.

O Ministério da Saúde estabeleceu que resultados acima de 7 na média desses indicadores garantem aos municípios o Selo de Qualidade em Atenção Primária à Saúde. Montanhas atingiu o 10º lugar no Estado com nota 8,72.

“O meu desejo é que o funcionário possa ter o reconhecimento não só através de um incentivo financeiro justo, mas também com melhores condições de trabalho, e assim, todos juntos à Administração Municipal possamos ampliar os serviços e cuidados na Atenção Primária a Saúde. É meu desejo e objetivo”. Fecha finalizando a Secretária.

Com informações da Prefeitura de Montanhas