Falta uma série de materiais essenciais para a realização de cirurgias na unidade; Huol acompanha a situação.

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) suspendeu algumas cirurgias eletivas, para racionalizar material médico hospitalar. Segundo a instituição, a suspensão acontece em razão de atraso no abastecimento comunicado por fornecedor, o que demanda redução no ritmo atual de procedimentos, pois alguns itens inseridos na dificuldade de abastecimento, como vestimentas hospitalares, são essenciais.

A medida visa prevenir risco de impacto nas cirurgias de urgência e de alta complexidade. O atraso de um fornecedor e o fracasso de uma licitação são as razões de impacto no serviço, que tem previsão de mitigação a partir do dia 22 de junho.

Ainda de acordo com o Huol, a medida atinge cirurgias ambulatoriais, de menor complexidade, com reprogramação planejada das agendas e realização normal dos procedimentos de urgência e alta complexidade. A governança do Huol informou que monitora e avalia continuamente a situação.

Huol tem conceito máximo em segurança do paciente pela Anvisa
O Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), recebeu pelo terceiro ano consecutivo avaliação de “Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente”. O resultado consta da edição 2021 do “Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde”, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A agência reguladora realiza a avaliação desde 2016 e o Huol conquistou classificação máxima em quatro dos seis ciclos avaliativos, incluindo performance de alta conformidade nos últimos três anos.

O relatório atual abrange o ano de 2021 e considera todos os serviços de saúde com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no país, tendo como método aplicar um formulário de autoavaliação aos hospitais participantes. O Huol é o único hospital público do Rio Grande do Norte na lista das unidades que apresentaram Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente.

De acordo com o superintendente do Huol, Stenio Gomes da Silveira, “o conceito obtido junto à Anvisa reforça tanto o papel de vanguarda do hospital, líder em diversos aspectos no SUS do Rio Grande do Norte, quanto o compromisso com as pessoas, refletido na excelência dos serviços e na rigorosa observância dos padrões garantidores da segurança dos pacientes”, enfatiza o gestor.

Fonte: Agora RN
Foto: José Aldenir