Prédio irá acolher o Anexo científico-cultural do campus, possibilitando a ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu, nesta terça-feira (14), mais um espaço para desenvolver ações de assistência estudantil e a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O prédio onde funcionou o antigo Centro Social Urbano (CSU), no Conjunto Janduís, em Assú, e mais recentemente o Café Cidadão, foi cedido pelo Governo do Estado para a Uern por tempo indeterminado, atendendo reivindicação da comunidade acadêmica da Uern Assú. A ideia é transformar o espaço no Anexo científico-cultural da Uern Assú, permitindo que a universidade possa ampliar suas atividades, uma vez que o prédio onde funciona o Campus de Assú não tem mais espaço para ampliação.

A reitora Cicília Maia agradeceu a atenção da governadora com a Uern e destacou as recentes conquistas da universidade, como o fim da lista tríplice, a autonomia financeira e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores docentes e técnicos da Uern, além da entrega do edifício-sede do campus de Natal, no último dia 15. A reitora agradeceu a cessão do prédio de Assú e entregou a solicitação para a doação definitiva do prédio para a Universidade.

“Há um mês o governo do estado estava entregando o campus de Natal. Hoje estamos aqui em Assú, recebendo a cessão desse prédio que irá permitir a expansão de nossas atividades, impactando diretamente na qualidade da formação dos nossos estudantes da graduação e da pós-graduação e também da sociedade, através dos nossos projetos de pesquisa, extensão e inovação. Contamos com a sensibilidade da governadora para a doação definitiva do prédio para a Uern”, afirmou a reitora.

A governadora Fátima Bezerra saudou a comunidade acadêmica da Uern e deu as boas-vindas à recém-empossada direção do campus de Assú, professores Raimundo Júnior e Guianezza de Góis. Ela garantiu analisar o pedido de doação do prédio em definitivo para a Uern. “Já demos um passo importante com a cessão do terreno. Não tenho nenhuma dúvida que a Uern saberá fazer um bom uso dessa área. Anexar esse terreno à Uern significa avançar cada vez mais no fortalecimento da nossa Universidade, que é a mais importante agência de conhecimento do Rio Grande do Norte, levando desenvolvimento para o nosso Estado e formação de nossos professores”, afirmou a governadora, que também reforçou a importância da população manter em dia o esquema vacinal contra a covid-19.

Atualmente a Uern está presente em seis municípios: Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. O processo de expansão da universidade teve início com a criação do Campus de Assú, em 1974. A última reforma estrutural no campus se deu há mais de uma década, com a construção do auditório e de um bloco de salas de aula, exaurindo as possibilidades de ampliação do campus. Com a doação definitiva, será possível a aplicação de recursos da universidade para as adequações na infraestrutura do espaço.

O deputado George Soares participou da solenidade e destacou a importância do prédio para o campus de Assú. “A entrega deste prédio, que estava ocioso, para que a nossa Uern possa utilizar de forma útil, inteligente e eficiente, como sempre fez, é um ganho muito grande. Aproveito para reforçar o pedido de criação do curso de Direito para o Campus de Assú, um curso muito importante para esta região”.

O prefeito Gustavo Soares esteve na solenidade e convidou a todos para participar do São João de Assú, que tem início nesta terça-feira, com programação religiosa e social.

Além dos citados, participaram da solenidade o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho; o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha; o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Araújo; o secretário de Comunicação, Daniel Cabral; o procurador do RN, Dr. Francisco Sales. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Monteiro; a diretora-geral do DER, Natécia Nunes; o prefeito de São Rafael, Reno Marinho; o vereador de Assú, Fábio Brito; o presidente do DIBA, Nerilson Pinho de Medeiros.

Fonte: Governo do RN
Foto: ASSECOM