Além de fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas da agricultura familiar e criar um espaço de intercâmbio entre os nove estados do Nordeste, a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária está fortalecendo o cooperativismo solidário e a comercialização. De quarta (15) até domingo (19), 150 cooperativas e associações, além de 500 expositores, estarão apresentando seus produtos para cerca de 12 mil pessoas esperadas nos cinco dias do evento no Centro de Convenções.

Um dos pavilhões do Centro abriga diversos estandes dos estados nordestinos, que expõem desde produtos da agricultura familiar e economia solidária, até políticas públicas em desenvolvimento, maquetes, programas de distribuição de sementes crioulas, entre outros. É nos dois estandes do Rio Grande do Norte que pequenos produtores estão mostrando as riquezas que nascem do solo potiguar.

A guardiã de sementes Ana Maria da Silva, do assentamento Maurício de Oliveira, em Assu, é uma das que veio até Natal de caravana para comercializar sementes crioulas e mudas de plantas que ela mesmo cultiva em um viveiro no quintal de casa. Filiada à rede cooperativista Xique-Xique, ela também vende óleo coco e outras iguarias originárias da agricultura familiar. Experiente em feiras, ela acredita que a presença do público irá crescer no fim de semana. “Está sendo muito importante demonstrar meu trabalho”, disse.

A Associação dos Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (Joca), de Jandaíra, tradicional produtora de mel de jandaíra, trouxe para a Fenafes um novo produto: a geleia de goiaba, uma das frutas polinizadas pela abelha sem ferrão. Eles passaram a produzir geleia após serem beneficiados com uma agroindústria, através do Projeto Governo Cidadão e recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. A presidente da associação, Jailza Oliveira, diz que eles estão nos trâmites finais para obterem a tão sonhada certificação e ampliarem a comercialização.

“Acabamos de sair de uma capacitação de boas práticas e vamos entrar em um novo curso. Com a certificação, vamos processar outros produtos além do mel: geleia de outras frutas e doces. Estar aqui é importante para apresentar nosso trabalho, não só com o objetivo da venda, mas para mostrar o trabalho que fazemos há tantos anos”, acrescentou a produtora.

As geleias do Sabores da Vivenda, do casal Fernanda e Gustavo Câmara, também estão marcando presença na I Fenafes. Como o produto já tem 10 anos no mercado, fica fácil vender. “O produto já tem aceitação, as pessoas já conhecem. Hoje percebemos um movimento maior e deve crescer ao longo do fim de semana. Estamos felizes de representar o RN aqui na feira”, emendou Fernanda. O casal também se beneficiou com um dos editais do Governo do Estado através do Projeto Governo Cidadão.

Sobre a Feira
A I FENAFES é uma co-realização entre Governo do Estado Rio Grande do Norte e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN – Unicafes, voltada ao fomento e à valorização da agricultura familiar nordestina. A iniciativa partiu da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, coordenada pela governadora Fátima Bezerra.

O objetivo principal é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste, principal bandeira do Consórcio. É executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – Sedraf, em parceria com Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RN e Fundação José Augusto.

São mais de 1.200 agricultores do Nordeste e 200 toneladas de alimentos, que serão comercializados até domingo, e cerca de 12 mil participantes são esperados nos cinco dias de evento. Foram investidos R$ 640 mil no evento, por meio do Projeto Governo Cidadão e recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial.

A programação é extensa e inclui painéis, seminários e debates sobre agroecologia, reforma agrária, encontro de mulheres rurais, agricultura familiar e promoção à saúde, entre outros temas. O evento também conta com variada programação cultural e tem entrada franca.

Fonte: Governo do RN/GOVERNO CIDADÃO
Foto: João Vital