Nesta sexta-feira, 17, foi confirmado o mais recente caso da varíola dos macacos (monkeypox) no Rio Grande do Sul, a informação foi dada pelo Ministério da Saúde.

O afetado é um homem de 34 anos que viajou para a Europa. Segundo o Ministério, o homem já se encontra em isolamento com estado clínico estável. O caso está sendo monitorado pelas secretarias de saúde estadual e municipal.

Até agora, dos sete casos já confirmados, dois são do Rio Grande do Sul e quatro de São Paulo. Outros novos casos ainda estão sendo investigados.

A varíola é causada por um vírus e é transmitido pelo contato próximo ou íntimo de um infectado, ou com lesões na pele. Segundo a Secretaria do Estado, o contágio pode ser dar por meio de beijos, abraços, relações sexuais, secreções respiratórias e massagens. Pode ocorrer transmissão também, por meio de contato com tecidos e objetos contaminadas pela pessoa infectada.

No momento não há um tratamento para a varíola em específico, mas requerem cuidado e observação. O grande risco são para pessoas imunossuprimidas com HIV/aids, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes, crianças com menos de 8 anos de idade e pessoas com leucemia, linfoma e metástase.

Fonte: AgoraRN