“Rafael tem a preferência por parte de nosso diretório, mas como precisávamos escolher um nome e apresentá-lo à federação como nossa opção, decidimos deliberar no voto e, por dois votos apenas, Carlos Eduardo Alves foi o vencedor”, afirmou o presidente estadual do Partido Verde (PV) e vereador de Natal, Milklei Leite, ao explicar como a sigla decidiu qual pré-candidatura ao Senado Federal ela apoiaria. A reunião teve a participação dos Coordenadores Regionais das regiões Agreste, Vale do Açu, Mato Grande e Seridó.

O PV havia sido o primeiro partido a declarar apoio ao ex-prefeito de Natal, em fevereiro passado, mesmo antes deste fechar acordo com a governadora Fátima Bezerra (PT) para ser o candidato da chapa governista ao Senado. Porém, tempos depois, chegou a recuar da decisão para apoiar o nome do presidente estadual do PSB, o deputado federal Rafael Motta, que também é pré-candidato ao Senado, mas logo em seguida voltou atrás.

“Realizamos plenária para discutir qual nome ao Senado Federal o PV defenderá como opção, dentro da Federação Brasil da Esperança. Rafael tem a preferência por parte de nosso diretório, como precisávamos escolher um nome e apresentá-lo à federação como nossa opção, decidimos no voto. Foi uma votação muito acirrada. Por apenas dois votos, Carlos Eduardo foi vencedor”, explicou.

FEDERAÇÃO

Como o PT e PV são federados em âmbito nacional, a sigla tem que tomar um posicionamento no Rio Grande do Norte em relação à majoritária. E, embora esteja dividido internamente, tendo em vista que alguns membros do partido preferem Rafael Motta ao invés de Carlos Eduardo, agora o PV potiguar terá que seguir o que foi acordado na reunião, realizada neste fim de semana.

Conforme apuração do AGORA RN, os quatro deputados estaduais do partido -George Soares, Vivaldo Costa, Hermano Morais e Eudiane Macedo – não participaram do encontro. Segundo Milklei Leite, a escolha por Carlos Eduardo ocorreu de forma democrática, por meio de votação em plenária, tendo os dirigentes e coordenadores regionais, em sua maioria, escolhido o nome do pedetista.

Questionado sobre a pré-candidatura ao Senado de Rafael Motta, o presidente estadual do PV disse, achar uma candidatura muito interessante e que vem para preencher uma lacuna do eleitorado que não quer votar nos demais nomes já postos ao Senado Federal no Estado.

“Acredito que o nome de Rafael estimulará, inclusive, os outros nomes a se mobilizarem mais. Acho importante que os candidatos busquem mais o povo, que sintam as necessidades da população. Eleição, hoje, mais do que nunca, é muito pessoal. O voto é muito individual, acabou o tempo em que um líder de família amarrava o voto em um candidato”, explicou Milklei.

O presidente do PV no Estado disse ainda que, de toda forma, a candidatura de Rafael Motta é legítima. “O vice de Lula (Geraldo Alckmin) é do partido de Rafael. Acho que alguns entendimentos precisam acontecer para que sua candidatura seja vista como positiva, no tocante ao pleito do governo do Estado, para não ser vista como uma candidatura rebelde”, enfatizou.

Na avaliação de Milklei Leite, a pré-candidatura de Rafael Motta não dividirá os votos ou beneficiará Rogério Marinho (PL). “Acredito que os três pré-candidatos ao Senado têm seus votos distintos. Acho que, quanto mais candidatos, melhor para o povo demonstrar sua opção. Com poucos nomes, o povo acaba votando mais com a intenção de rejeição do que de preferência”, pontuou.

Fonte: AgoraRN

Foto: Verônica Macedo/CMNAT