Quatro provas, quatro medalhas. O primeiro Mundial de Natação Paralímpica realizado desde o início da pandemia vai ficar na memória da potiguar Joana Neves. Além dos pódios, a atleta da Sadef fez o melhor tempo da carreira nos 50m livre e quebrou o recorde das Américas nos 50m borboleta. 

Com as conquistas em Portugal, Joana soma agora 15 medalhas em campeonatos Mundiais. A primeira foi a prata nos 50m livre, com direito ao melhor tempo da carreira nesta prova. Em seguida, veio o ouro no revezamento 4×50 m livre misto 20 pontos (a soma da classificação dos integrantes do revezamento), junto com Daniel Mendes, Lídia Cruz e Samuel Oliveira.

Depois vieram dois bronzes, em provas individuais. Nos 50m borboleta, Joaninha estabeleceu o novo recorde das Américas. E pra fechar a participação na disputa, ela foi a terceira colocada nos 100m livre. 

Nas redes sociais, a atleta da Sadef agradeceu à equipe multidisciplinar que a acompanha: “sem eles, eu não teria conseguido obter meus resultados positivos, seja os tempos ou as medalhas”.

O Mundial de natação paralímpica da Ilha da Madeira, Portugal, acabou, mas promete deixar saudade na delegação brasileira. O Brasil terminou a competição na terceira colocação no quadro de medalhas com 19 ouros, 10 pratas e 24 bronzes. Jamais os atletas do país haviam obtido tamanho êxito em uma competição deste âmbito na modalidade.

A Itália sagrou-se campeã geral, com 27 ouros, 24 pratas, 13 bronzes e 64 no total. Os Estados Unidos terminaram no segundo posto, com 24 ouros, nove pratas e sete bronzes (40). Até as últimas provas deste sábado, a Grã-Bretanha permaneceu no encalço do Brasil pela terceira posição.

A última medalha do Brasil veio com o ouro de Gabriel Bandeira (S14) nos 100m borboleta. Veja aqui como foi o último dia de provas no Complexo de Piscinas Olímpicas de Funchal, na Ilha da Madeira.

Após os sete dias de competição, a edição 2022 do Mundial não nos faltam motivos para celebrar esta campanha histórica. Fizemos, no entanto, um pequeno resumo das cinco razões que tornaram este Mundial inesquecível para nós.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: CPB divulgação