“Compreendo que não seja o momento do Rafael. A chapa com Carlos Eduardo Alves senador é, indiscutivelmente, a melhor para o Estado”, afirmou o presidente estadual da Juventude do PDT, Reobe Costa, ao defender o nome do líder do PDT potiguar como o mais agregador contra o bolsonarismo no Congresso Nacional, na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT). Ele reconhece que, embora seja legítimo o desejo do presidente estadual do PSB e deputado federal Rafael Motta querer brigar pelo Senado, deseja que este seja “sensato”.

“Rafael Motta é um parlamentar que teve muitos serviços prestados nos últimos anos ao RN e eu respeito isso. Mas, o momento é mais amplo e ele precisa compreender isso. A chapa com Carlos Eduardo Alves senador, pela sua experiência, é indiscutivelmente a melhor para o Estado. Existir dois pré-candidatos ao Senado, do mesmo campo, com boa votação obviamente beneficia aquele que está do outro lado (Rogério Marinho). Mas, acredito que Rafael será sensato e compreenderá isso nos próximos dias de que é melhor unir as forças”, explicou, em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta segunda-feira 27.

Para ele, a pré-candidatura de Rafael ao Congresso é um erro que ele não cometeria, tendo em vista que o próprio Partido dos Trabalhadores (PT) já deliberou pelo apoio a Carlos Eduardo Alves. “Mas, suas intenções e seu desejo em ser senador do nosso Estado é legítimo, só compreendo que não seja o momento do Rafael ainda”, enfatizou.

Questionado o porquê de Carlos Eduardo Alves, e não Rafael Motta, para a corrida ao Senado, Reobe Costa destacou que é pela experiência deste enquanto gestor de Natal. “Assim como qualquer gestão, tem uma ou outra crítica, mas que, no geral, superou e muito todas as últimas gestões municipais. Carlos Eduardo representa uma segurança política que nesse momento precisamos ter”, frisou o presidente estadual da Juventude do PDT.

Dirigente defende que aliança entre PT e PDT é essencial contra o bolsonarismo no RN

Reobe Costa avalia que não é contraditório o PT potiguar escolher Carlos Eduardo Alves, ao invés de Rafael Motta, que é um dos aliados de primeira hora dos petistas no Rio Grande do Norte. Inclusive, segundo ele, com o PSB indicando o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para ser o vice na chapa do pré-candidato do PT à Presidência da República.

“Não acho contraditório pelo desenho da política brasileira e a realidade do nosso Estado. Carlos Eduardo e Fátima Bezerra, independentemente de partidos, já estiveram juntos em outros momentos e estão apenas retornando essa união. No âmbito nacional, existe essa parceria do PT com o PSB, mas também precisa olhar que há uma parceria com o PDT em alguns Estados, como no Ceará, por exemplo”, avaliou.

Indagado se não é contraditório Carlos Eduardo ter Ciro Gomes como pré-candidato à Presidência da República e, no Estado, subir no palanque de Fátima Bezerra, já que o PT tem Lula como pré-candidato à Presidência, Reobe Costa disse que é uma aliança ampla contra aquilo que eles entendem ser o pior da política brasileira, o bolsonarismo.

“Assim como no Ceará, onde o PT e o PDT mantêm, cada um, o apoio ao seu presidenciável, ocorrerá aqui no Rio Grande do Norte. O eleitor possui maturidade para compreender e as recentes pesquisas mostram isso. Há dois partidos, dois presidenciáveis, e o PDT tem o seu que entendemos ser o melhor para o país, Ciro Gomes, e respeitamos aqueles que estão conosco no campo da democracia”, explicou.

Segundo o presidente da Juventude do PDT, “assim como o Camilo está no palanque do Ciro no Ceará há alguns anos, acredito que Carlos Eduardo Alves compreende bem essa situação e (como ele) é experiente, como já tem feito, defende a candidatura do nosso presidenciável, mas, claro, sempre em diálogo com as forças progressistas existentes”, pontuou.

Fonte: AgoraRN

Foto: cedida.