Os municípios potiguares de Macaíba e São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal estão entre os 20 primeiros do Brasil a contarem com auxílio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para implantar Observatórios Municipais de Segurança Pública. As cidades foram escolhidas considerando a relevância regional e a incidência de homicídios em cada um deles.

Juntos, os dois municípios potiguares apresentaram taxa de 62 homicídios por grupos de 100 mil habitantes em 2021, totalizando 86 vítimas no ano. A criação dos observatórios faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de  Segurança Pública (Cidade Susp).

De acordo com dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic/IBGE), apenas 5% das cidades brasileiras possuem plano municipal de segurança pública instituído. É neste contexto que se insere o Cidade Susp vai atuar: transferindo aos municípios conhecimento, metodologias, sistemas, equipamentos, estruturas e soluções informatizadas necessárias para atuação na prevenção da violência.

Observatórios

O MJSP vai auxiliar os municípios a implementarem ou aperfeiçoarem os Observatórios de Segurança Pública Municipais. Os observatórios terão a função de coletar informações, analisá-las e produzir conhecimento sobre eventos e situações que impactem a vida dos cidadãos locais. Dessa forma, contarão com analistas, softwares e protocolos que farão a análise individual de cada município, considerando as peculiaridades de cada região.

Fonte: Tibuna do Norte

Foto: divulgação/semdes