O período de espera dos estudantes que concorrem às vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil acaba nesta quarta-feira (6), dia em que o Sistema de Seleção Unificado (SISU) vai divulgar a lista dos aprovados para a  chamada regular. Os participantes podem conferir o resultado por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal. Caso aprovado, o aluno deve realizar a matrícula no período de 13 a 18 de julho. 

O estudante potiguar Geimeson Soares, de 20 anos, é um dos estudantes que sonha ingressar na universidade pública. Ele conta que há três anos faz cursinho para  entrar no curso de Medicina, um dos mais concorridos nas instituições de todo o país, e concretizar seu objetivo de ajudar outras pessoas por meio da assistência em saúde. “É meu sonho desde a infância”, compartilha. 

Neste ano, ele está concorrendo nas vagas para duas instituições:  a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a  Universidade Federal do Ceará (UFC), ambas no Nordeste brasileiro.  Mas, apesar das expectativas positivas,  Geimeson Soares adverte que, ainda que não seja admitido nesta chamada, vai esperar a lista de espera e continuar estudando para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).   

Com o estudante Gabriel Luiz, de 19 anos, também natural do Rio Grande do Norte, não é diferente. Assim como Geimeson, ele sonha ingressar no curso de Medicina e está concorrendo para as vagas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade Federal de Manaus (UFAM).  “Eu coloquei pra concorrer nelas com a esperança de ser chamado na lista de espera um uma faculdade longe da minha casa e fora do meu estado, devido a nota de corte lá ser menor”, esclarece.

O vestibulando afirma, ainda, que  considera o Sisu do meio do ano mais tranquilo em relação ao que ocorre no início do primeiro semestre.  “Tenho menos ansiedade. Eu até pensei em concorrer à Odontologia para uma faculdade mais próxima que eu passaria, mas escolhi não ocupar a vaga de um curso que eu não desejo de verdade”, complementa. 

No Rio Grande do Norte, estão sendo oferecidas  62  vagas para ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e 308 para os Institutos  Federais do Rio Grande do Norte (IFRN).  Entre as vagas ofertadas pela UFRN, distribuídas em 12 graduações, estão Ciências Econômicas; Engenharia Química e Engenharia Biomédica, que ofertam o maior número de vagas.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Agência Brasil