Ex-prefeito do Assu e ex-secretário estadual de Recursos Hídricos no governo Robinson Faria (2015/2019), o farmacêutico Ivan Lopes Júnior, 43 anos, confirmou que existem tratativas entre seu partido – o União Brasil e o Solidariedade através do pré-candidato a governador Fábio Dantas, para que  seja o seu companheiro de chapas nas eleições majoritárias de 2022.

Eleito prefeito em 2008 e 2012, Ivan Júnior chegou a disputar a eleição de deputado estadual em 2018, tendo obtido 23.264 votos e nas eleições municipais de 2020 perdeu a prefeitura do Assu por cinco votos, desempenho que atraiu também o pré-candidato a senador, Rogério Marinho, para juntar força política com o Partido Liberal (PL).

Pessoalmente, Ivan Júnior disse defende junto ao União Brasil, que se faça uma aliança majoritária com o Solidariedade, mas independente de qual seja o resultado “vai votar em Fábio Dantas para governador do Estado”.

O ex-prefeito assuense afirmou que o presidente do União Brasil, ex-senador e ex-governador José Agripino, já havia confirmado que essa decisão sairá depois de ouvidos os pré-candidatos a deputado federal, entre os quais os deputados Benes Leocádio e Carla Dickson e o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulo Freire, que inclusive, esteve reunido ontem com o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, que também será candidato a presidente da República.

“Em pauta na conversa, tratativas sobre as nossas pré-candidaturas e assuntos referentes ao partido União Brasil”, diz Freire. 

Segundo Ivan Júnior, essa reunião deve ocorrer no começo da próxima semana, mas sendo ele ou outro nome que venha a ser indicado para vice, apoiará Fábio Dantas, conforme tendência que já sentiu internamente no partido.

O ex-prefeito Ivan Júnior também falou da expectativa da Justiça Eleitoral decidir sobre o afastamento do prefeito do Assu, Gustavo Soares, por abuso de poder econômico nas eleições de 2020. 

Caso isso ocorra, ele disse que deverão ser realizada eleição suplementar em Assu no prazo de 90 dias e no máximo até novembro, mas não haveria problema para assumir uma eventual candidatura a vice-governador, porque o seu grupo político tem outros nomes que poderiam disputar essa eleição, como o engenheiro Eurimar Nóbrega Leite, que foi seu companheiro de chapa  no pleito realizado em 2020.

O partido União Brasil reúne os pré-candidatos a deputado estadual e federal às eleições deste ano, na próxima semana, a fim de decidir sobre postura na campanha majoritária, sobretudo para governador do Estado, vez que a tendência da maioria dos postulantes aos cargos proporcionais é de apoio a uma pré-candidatura a senador do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Somente depois de uma definição sobre quem vai apoiar para o governo, é que o União Brasil, partido criado a partir da fusão do PSL e Democratas, é que se discutirá uma eventual indicação de um nome para ser o candidato a vice-governador.

A decisão do União Brasil deve sair até o dia 23, data praticamente definida pela Executiva Estadual para realização da convenção partidária no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, no mesmo em dia que a federação partidária “Brasil da Esperança” PT/PC do B/PV) faz convenção para oficializar a candidatura de reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT).

Cronograma

Datas com agenda de convenções: 

20 de julho – Solidariedade

23 de julho – PT/PC do B/PV e União Brasil

31 de julho – PL

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Divulgação