A Prefeitura de Parnamirim montou um gabinete de crise desde o último fim de semana, formado pelas principais secretarias do município, e tem trabalhado de forma ininterrupta para oferecer toda a assistência à população afetada pelas fortes chuvas que caem desde o último sábado (2), os maiores índices de chuva dos últimos 20 anos no município. Diante disso, o Prefeito Rosano Taveira solicitou a sua equipe que não poupasse esforços para que todas as ações fossem executadas. Dentre elas a aquisição de novas bombas e maquinários necessários para sanar a crise. As equipes envolvidas estão 24h, em plantão exclusivo para atender a população e receber chamados através do 156. A Secretaria de Saúde está prestando todo o suporte emergencial, com equipes dos profissionais do Saúde da Família, inclusive com psicólogo, atuando nas escolas que possuem pessoas desabrigadas.

Os bairros que possuem famílias desabrigadas são: Emaús, Parque das Orquides, Parque de Exposições e Pium. E os bairros com população desalojada são Emaús, Parque de Exposições, Santa Tereza, Monte Castelo, Pium, Liberdade, Vale do Sol e Nova Parnamirim. Os desabrigados estão sendo recebidos nas escolas Francisca Avelino, no Parque de Exposições, Irmã Maura, em Emaús e a escola Raimunda Maria da Conceição, em Pium, além do Conselho Comunitário do Parque das Orquídeas. Também está sendo providenciado de forma emergencial pela Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Ação Social, cestas básicas, colchões, lençóis, kits de higiene pessoal, água mineral, copo descartável e quentinhas. A Secretaria de Educação suspendeu o início das as aulas nas quatro escolas que estão recebendo desabrigados, que estava previsto para hoje (7), sem prazo previsto para retorno, enquanto durar a situação de calamidade por causa das chuvas.

De acordo com o secretário chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, está sendo feito um verdadeiro trabalho humanitário para ajudar a população, que em muitos casos perderam tudo o que tinham. “Nossas equipes estão nas ruas desde o final de semana, para auxiliar a população em tudo o que for necessário, para garantir a segurança e a dignidade de todos”, destacou Homero. A prefeitura disponibiliza pontos de doações para quem puder ajudar as famílias. Os pontos estão localizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no horário das 7h30 às 14 horas, na Secretaria de Assistência Social (SEMAS), no CREAS na rua Aspirante Santos 239, por trás da Saci, no Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), que funciona no antigo aeroporto e na sede da Guarda Municipal, na Rua Francisco Ferreira Neves, 333, em Monte Castelo.