O Instituto Neoenergia vai premiar com R$ 140 mil dezesseis mulheres que lideram há pelo menos um ano projetos de Arte e Cultura em áreas de vulnerabilidade no Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Trata-se do Prêmio Inspirar 2022, iniciativa realizada em colaboração com as distribuidoras da Neoenergia e parceria técnica da Baluarte Cultura, que tem como objetivo valorizar o protagonismo da mulher e vai celebrar as histórias de transformação social em três categorias:

Pessoa Física/MEI – Microempreendedora Individual;

Coletivos ou Grupos não formalizados;

Produtoras Culturais ou Organizações da Sociedade Civil.

As inscrições serão abertas nesta sexta-feira (8) e se estendem até o dia 5 de agosto no site do Instituto Neoenergia (www.institutoneoenergia.org.br).

Três vencedoras serão definidas pelo Comitê Externo de Especialistas do prêmio, por mérito cultural, e as outras 13 serão escolhidas por votação popular.

Segundo Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia, a premiação cumpre um papel fundamental para dar visibilidade ao protagonismo feminino na promoção de atividades artísticas e culturais.

“Reconhecer essas mulheres é uma forma de potencializar os resultados das suas ações, mostrando que elas fazem a diferença nas comunidades onde atuam e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e grupos em vulnerabilidade social. Além de agentes de mudança, elas têm uma representatividade muito forte, que inspira a sociedade a construir um futuro melhor”, afirma Renata Chagas.

Sobre o Instituto Neoenergia

O Instituto Neoenergia, braço de atuação social da Neoenergia, promove atividades que fortalecem as redes da sociedade civil, colaboram para a redução da desigualdade social, integram a luta contra as mudanças climáticas e contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Divulgação