Moradores do bairro de Emaús, em Parnamirim, realizam protesto para que a prefeitura resolva problemas de alagamentos no bairro nesta sexta-feira (8). Durante o ato, os cidadãos queimaram pneus e interditaram a marginal da BR-101. Em vídeo, eles convidam mais pessoas para se juntarem ao ato e cobram ações por parte do poder público. De acordo com eles, a prefeitura da cidade não está tomando providências para resolver os problemas de alagamentos que assolam o bairro. 

Há dias Emaús sofre com problemas causados pelo transbordo de lagoas de captação, além de vários pontos de alagamento por conta de problemas estruturais e de drenagem. Com isso, o nível de água subiu em várias ruas da região. Com o grande volume de chuva na manhã desta sexta, os problemas persistem e a população cobra ações. Os transtornos das chuvas tembém são sentidos em outras cidades do litoral ao Leste e outras regiões do estado. 

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Parnamirim, esse é um problema persiste por causa da grande quantidade de chuvas em um curto período de tempo. Além disso, a cidade apresenta cerca de 100 pontos de alagamento ao todo, fora o transbordo das lagoas de captação. “Nenhuma cidade do Brasil estaria preparada para a quantidade de chuvas que caiu. A prefeitura está nas ruas fazendo as ações com as bombas, inclusive pedimos ajuda ao exército brasileiro, que chegou com uma bomba para dar suporte”, explicou.

Por meio da assessoria, a prefeitura informou que Parnamirim tem 23 lagoas de captação e todas elas encheram, agravando ainda mais a situação. “Muita gente acha que o problema é só Emaús, e não é. Estamos com vários pontos de alagamento”, disse. A prefeitura afirma que já existem bombas de drenagem atuando em diversos pontos da cidade, sendo eles, lagoa de Antônio Pontes com duas bombas, Parque das Orquídeas, Santa Tereza, na Lagoa do Aderbal, próximo a linha do trem. Foi pedido ajuda ao exército, que chegou com mais uma bomba de drenagem para tentar solucionar o problema. 

Outro problema encontrado foi a falta de um mangote, um tipo de mangueira usado para drenagem, que está esgotado nas lojas de materiais de Natal. Uma das bombas usadas ficou ativa por cerca de 24h, mas queimou devido ao grande volume de água. Atualmente, três escolas municipais estão funcionando no acolhimento de pessoas desabrigadas. Essas escolas estão recebendo, também, algumas pessoas de Nísia Floresta. A assessoria não soube especificar o número de pessoas desabrigadas e desalojadas e quais escolas estão fazendo esse trabalho de acolhimento.

Fonte: tribuna do Norte

Foto: Reprodução