O América cumpriu o dever de casa, meteu goleou o Crato por 8 a 1, na Arena das Dunas e agora vai para última rodada do grupo C dependendo apenas de suas forças para obter a vaga na segunda fase. A equipe fez um confronto muito forte em termos ofensivos e foi para o intervalo batendo o Crato, na Arena das Dunas, por 4 a 0. Na etapa complementar marcou mais quatro e completou o show de gols na Arena das Dunas. Os gols foram marcados por Iago (3), Wallace Pernambucano (2), Elvinho, Téssio e Maycon Lucas. A diferença refletiu bem o disparate técnico entre as equipes dentro de campo. Ramon fez o gol de honra dos visitantes.

Com vários jogadores pendurados pelos dois cartões amarelos, somada a necessidade de vitória para chegar na última rodada dependendo apenas dia seus resultados visando a classificação para segunda fase da Série D, o América entrou em campo disposto para encarar o azarão do grupo 3, que chegou em Natal com muitos problemas o que transformou a partida na Arena das Dunas num duelo entre defesa e ataque.

Logo aos quatro minutos, numa blitz na área dos cearenses, o atacante Iago bateu cruzado e acabou acertando a trave, para infelicidade dos torcedores americanos. Aos 12 minutos, após a cobrança de escanteio, q bola sobrou para Jean Pierre, que concluiu, mas viu a bola explodir na mão do adversário e desviar do gol. O árbitro deixou de dar o pênalti claro, prejudicando o Alvirrubro.

O gol só veio aos 18 minutos, com Iago e foi chorado. Antes dele empurrar a bola para o fundo da rede, Araújo entrou na área, disputou a bola com goleiro que conseguiu cortar de forma pessoal, mas o meio-campista americano se repetiu, chutou, o zagueiro cortou como podia e a bola sobrou para Iago fazer 1 a 0 para os potiguares.

O América era soberano em campo e, apesar de o treinador Leandro Sena ter trabalhado muito a questão das finalizações durante a semana, os atletas continuaram desperdiçando muitas oportunidades criadas. Um sinal de alerta para o clube aprimorar melhor caso passe para fase do mata-mata, que pode pagar um preço muito alto, caso continue errando dessa forma nos jogos com caráter eliminatórios.

Depois de uma chuva de gols desperdiçados, Elvinho tabelou com o Iago, na entrada da área e dia te do goleiro, recebo trabalho apenas de desviar a para o fundo da rede e tirar do alcance do goleiro Jean Pedro, que vinha se 

virando como podia para evitar o segundo gol dos potiguares. 

O terceiro gol saiu aos 43 minutos, numa jogada de Wallace Pernambucano, que deu um drible de corpo no seu marcador, ganhou na corrida do zagueiro, entrou na área e diante do goleiro, passou para Iago, apenas escorar a bola para o fundo da rede e fazer 3 a 0. Na sequência, aos 44, em nova jogada de Wallace Pernambuco, em dia de garçom, ele passou para Téssio bater cruzado e fazer 4 a 0.

Já pensando em preservar alguns do total de dez jogadores pendurados pelo segundo cartão amarelo, Leandro Sena fez logo três alterações no América para o segundo tempo. O zagueiro Jean Pierre, o lateral Rafael Carioca e o volante Araújo, todos jogadores de marcação, foram os escolhidos para deixar o campo.

Ainda assim o clube potiguar continuou melhor em campo e aos 16 minutos, depois de tanto servir, foi a vez de Wallace Pernambucano deixar a sua marca. Ele recebeu um belo cruzamento de Felipinho 3 desviou com categoria para fazer 5 a 0. 

O sexto só não saiu na sequência, porque o goleiro João Pedro levou a melhor num novo embate com o centroavante americano, pegando uma bola que tinha o endereço certo. Mas no lance seguinte, aos 17, não teve perdão e Wallace voltou a levar a melhor na disputa com o goleiro cearense para fazer 6 a 0, com um toque após a cobrança do escanteio.

Após cumprir o seu trabalho, Wallace, que é outro a integrar a relação de pendurados, foi substituído por Franklin e deixou o gramado sob aplausos dos torcedores.

Depois de tomar tantos gols, o lateral-eaquerdo Ramon, fez boa jogada e da entrada da área, bateu para surpreender o goleiro Bruno, que vinha sendo apenas um espectador na partida. Isso aos 25 minutos, naquele que foi o primeiro gol dos cearenses como visitante.

Mas o América foi impiedoso, dois minutos após, Iago aproveitou bem um cruzamento pela esquerda e testou como manda o figurino para marcar 7 a 1 e marcar o seu terceiro gol na partida. Aos 33, depois de mais um escanteio, Maycon Lucas fez o oitavo gol da goleada. 

E assim o jogo chegou aí fim.

Grupo embolou

A vitória do Afogados  sobre o Icasa incendiou o grupo 3 da Série D do Brasileiro,  que só  terá  os quatro classificados para a segunda fase na última rodada.

Com a goleada por 5 a 2 sobre os cearenses, o Afogados embolou a disputa  e fora o Retrô, colocando em risco as classificações de Icasa e América, que se não obtiverem um resultado positivo podem sobrar e serem eliminados de forma precoce na competição. 

Passando pelo São Paulo Crystal na próxima rodada, a equipe do interior pernambucano terá  de torcer por derrotas do Icasa, que joga fora contra  o Globo, ou do clube potiguar para garantir passagem para a fase do mata-mata. Hoje o número  mágico para não se preocupar é de 23 pontos, mas pode ser reduzido para 22 se a combinação de resultados ocorrer e o Afogados passar.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Magnus Nascimento