Foi suado, mas valeu demais para o torcedor do América-RN. Jogando pela última rodada na primeira fase da Série D, o América-RN foi até o Estádio Marisão na Paraíba para enfrentar o Sousa. Os donos da casa já estavam classificados, mas fizeram um jogo duríssimo diante do time alvirrubro. O Sousa até abriu o placar, mas acabou cedendo o empate e a virada. Assim, o América-RN chegou a vitória e a classificação. O tradicional time do Rio Grande do Norte luta para deixar a Série D. A classificação veio na semana de aniversário do Dragão de Natal.

O jogo

  • Primeiro tempo: o Souza na frente e ligeiramente melhor

Inegavelmente o América-RN entrou muito mais nervoso em relação ao Souza. O time não conseguia encaixar suas principais jogadas, além de demonstrar falta de paciência para trabalhar a bola. Por outro lado, o Sousa demonstrava mais qualidade somado a uma maior familiaridade ao tipo de gramado do Estádio Marisão.

Os lances do Sousa eram muito mais perigosos. Dessa forma, aos 18 minutos, o Dinossauro conseguiu abrir o placar. Juninho Paraíba conseguiu um bom chute com a perna direita e marcou o primeiro gol do jogo. Com o gol, o time paraibano continuou melhor. Já o América-RN demonstrou ainda mais desorganização apelando para ligações diretas e lances individuais. O primeiro tempo terminou mostrando uma equipe consciente contra outro que sentia toda a pressão de muitos anos tentando sair da Série D.

  • Segundo tempo: o América-RN retorna mais organizador, reequilibra a partida e Wallace Pernambucano se torna o herói da classificação

Como já se esperava o Mecão voltou buscando o tudo ou nada. Afinal, como o Afogados estava vencendo o jogo, apenas a vitória interessava para o Dragão. Assim, as primeiras chances foram do time visitante. Bastaram cinco minutos para que o time de Natal-RN empatasse a partida. E o gol saiu dos pés do Tanque alvirrubro. Ele recebeu na pequena área utilizou seu corpo girando em cima da marcação e chutando com jeito. Foi o empate do time da Rodrigues Alves.

O gol animou o time americano. Os ataques eram quase simultâneos. O Souza não conseguia se organizar e encaixar a marcação. Consequentemente seis minutos após empatar a partida, Wallace Pernambucano é servido em profundidade e utilizando pé esquerdo vira a partida. Alívio do time e torcedores do Mecão.

Com o placar ao seu favor, o América-RN visivelmente começou a jogar com mais cautela. Já o Sousa procurava o gol, mas não demonstrava inspiração. Como também em outras oportunidades, o Dino não se expunha tanto. O tempo foi passando e poucas oportunidades eram vistas. Doda chegou acertar a bola no travessão em falta bem cobrada em favor do time paraibano. Aos 50 minutos do segundo tempo o juiz apitou o fim da partida. O América-RN está classificado.

Classificação com direito a subir na classificação

Se a classificação já seria algo muito comemorado pelos torcedores do América-RN. Os resultados ocorridos na rodada colocaram a equipe potiguar na segunda colocação. Assim, o América-RN viveu na tarde deste sábado (16) a emoção de passar alguns minutos eliminado da competição a terminar em segundo lugar do seu grupo.

Com a classificação em segundo o Dragão poderá decidir o segundo jogo do mata mata da próxima fase na Arena das Dunas. Ou seja, poderá decidir a sua vida na segunda fase jogando próximo ao seu torcedor. Nesse emaranhado de emoções o América-RN fez nesta semana 107 anos de história. Talvez não existiria presente melhor deste sábado.

Fonte: Torcedore