“Estamos juntos”, afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT), ao falar sobre o encontro com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e presidente estadual do PSDB, deputado Ezequiel Ferreira e o presidente estadual do MDB e pré-candidato a vice-governador na chapa governista, deputado federal Walter Alves, na Feirinha de Sant’Ana, padroeira da cidade de Currais Novos.

Os três cumpriram agenda oficial pública juntos, fazendo surgir a possibilidade de uma união entre os três líderes políticos do Rio Grande do Norte para as eleições gerais de outubro. Já houve várias tentativas de conversas, da parte de Fátima Bezerra, para fechar o apoio do presidente da Assembleia, que, oficialmente, é governista. Contudo, até o momento, o presidente estadual do PSDB não havia se posicionado em relação à eleição majoritária.

O receio dos governistas é que Ezequiel se aparte da ala governista. Parte desta tese é sustentada pelo fato da bancada estadual do PSDB, composta por 12 deputados, estar dividida com relação aos apoios aos pré-candidatos ao governo do Estado. Metade da bancada tucana apoia a governadora Fátima Bezerra, enquanto a outra metade apoia o principal adversário eleitoral da gestora, o pré-candidato pelo Solidariedade (SDD), Fábio Dantas.

Fátima, Walter e a cúpula do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte trabalham juntos com o objetivo de selar o apoio do líder dos tucanos e seus aliados de partido para o projeto de recondução da gestora petista ao Poder Executivo estadual. Ezequiel tem sido considerado um grande aliado da gestão Fátima, inclusive ao fazer indicações para compor o governo do PT no Rio Grande do Norte.

Para os articuladores da campanha eleitoral da governadora, é clara a importância da continuidade da aliança com Ezequiel Ferreira e, por isso, aguardavam a decisão do tucano para a realização de uma reunião, em que o martelo seria batido e uma definição tomada.

Um dos passos em direção da aliança entre Fátima e Ezequiel foi dado em março deste ano, quando o MDB e PSDB selaram um acordo em que as legendas deverão seguir juntas no pleito de outubro no Estado. Essa aliança significa integrar o projeto de reeleição da governadora Fátima, que Ezequiel Ferreira ajudou a eleger em 2018 e de quem é aliado desde o início da gestão.

No entanto, o grupo de oposição à administração petista chegou a ventilar a possibilidade do nome do presidente da Assembleia Legislativa ser o candidato ao governo do Estado contra à reeleição. Porém, Ezequiel Ferreira nunca confirmou nada. Mês passado, Fátima e Ezequiel participaram da solenidade de aniversário de 130 anos do Ministério Público Estadual. Ambos foram homenageados.

POSTAGENS NAS REDES

Sobre o encontro em Currais Novos, por meio de suas redes sociais, Ezequiel fez questão de registrar o momento e escreveu em um post ressaltando a importância do “grande evento de confraternização” que é a Feirinha de Sant’Ana e fez referência ao “encontro” que com a governadora.

Já Walter Alves frisou a tradição da Feirinha de Sant’Ana em Currais Novos. “Fé, amizade, reencontros, festa e alegria no Seridó. Ao lado de Garibaldi Alves Filho, Fátima Bezerra, Ezequiel Ferreira e os nossos prefeitos de Lagoa Nova, Luciano Santos e de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas”, escreveu.

Fonte: AgoraRN

Foto: Pedro Stropasolas