Quinze dias após as chuvas que caíram no início do mês de julho, moradores de Emaús, bairro de Parnamirim, tentam recomeçar a vida. Eles foram afetados pelos transtornos causados após 282 milímetros de chuva em 48h, entre os dias 2 e 3 de julho, no município.

Com tanta água, a drenagem ficou comprometida e o que foi visto foram ruas e casas alagadas. Foi o caso da rua Santa Maria, onde moradores relatam que a água ultrapassou 1 metro de altura.

Pouco mais de duas semanas, já com a água drenada, móveis e eletrodomésticos danificados aguardam ser recolhidos em frente às residências. Os entulhos marcam alguns dos prejuízos registrados no início do segundo semestre.

“Sobre os móveis, a gente trabalha dobrado, mas consegue repor. As lembranças não. Dói muito isso. Foram lembranças do meu pai, do meu irmão, não deu tempo salvar nada”, afirmou a decoradora Márcia de Fátima.

Outra consequência causada pelas chuvas foi a formação de um buraco na rua Jerusalém, também no bairro. Moradores contam que, devido aos alagamentos, eles não viram o surgimento da cratera. Os populares estimam que pelo menos sete pessoas caíram no buraco.

“Ainda tinha água, aí tentei atravessar, o pneu caiu. Tentei sair, mas acabei arrastando o assoalho do carro. Mais um prejuízo”, afirma uma moradora.

Osailda Leite é aposentada, tem 74 anos, e afirma que nunca imaginou que fosse passar por uma situação assim. Ela busca uma nova moradia, após ter perdido tudo. “Até hoje fico pensando no que aconteceu. Só salvei uma geladeira, sei nem se está prestando”, disse.

Em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, o município solicitou recursos federais e teve seu pedido atendido. A União destinou R$ 1,3 milhão que ainda serão sacados de uma conta criada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional.

“O Governo Federal reconheceu todo esse valor. Os recursos ainda não chegaram na conta. Caso seja necessário reconstruir alguma casa, os recursos do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) também serão utilizados”, afirma Homero Grec, chefe de gabinete do município.

Fonte:G1

Foto: Pedro Trindade/InterTV Cabugi