Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) decidiram suspender a greve da categoria após o Governo do Rio Grande do Norte reafirmar que vai realizar um concurso público e avançar em outros pontos da pauta de reivindicações. A suspensão do movimento grevista, que durou 45 dias, foi decidida em assembleia no último dia 15.

Segundo o sindicato que representa a categoria, o compromisso foi firmado pela gestão Fátima Bezerra (PT) em audiência no dia 14. Na ocasião, o Executivo estadual disse ter solicitado formalmente ao Ministério Público de Contas a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) para executar o concurso para o Detran, além de se comprometer a ir pessoalmente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (Sinai-RN) julgou desnecessário esperar a assinatura do TAG para viabilizar o concurso. Contudo, decidiu aguardar essa movimentação do Governo junto ao MP de Contas.

Outra questão discutida em audiência foi o corte de ponto dos grevistas. Identificado nos contracheques dos profissionais, o corte será revertido conforme anteriormente já negociado. É o que promete o Governo, apontando mudar sua orientação acerca da questão, evitando perdas para a categoria.

Mais questões foram discutidas em audiência: Gratificação de Representação de Gabinete (GRG); Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ); Correções da Lei 696/2022 (PCCR); Implantações corretas da Lei 696/2022; pagamento de processos pendentes e combate ao assédio moral.

Segundo o Detran, o atendimento ao público foi normalizado, nesta segunda-feira 18 em todas as unidades do órgão e o sistema de agendamento de serviços via internet (portal.detran.rn.gov.br) foi disponibilizado aos usuários com a quantidade máxima de atendimentos diários.

Fonte: AgoraRN

Foto: Reprodução