A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco do PT que reconhece como Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Norte Museu de Cultura Popular de Francisco Dantas.

“O espaço foi criado com o objetivo de oferecer uma política museológica que pudesse proporcionar o acesso da população sertaneja, seus conterrâneos, a peças genuinamente populares que reconhecem e valorizam os saberes e fazeres tradicionais. Acreditamos que essa proposição vai contribuir para a valorização, preservação e fomento desse importante espaço, que tem uma dimensão social e cultural, e que já faz parte do patrimônio cultural do nosso estado”, justificou o parlamentar.

Conheça

O Museu de Cultura Popular, do município de Francisco Dantas, fui fundado em 31 de dezembro de 2016 e é mantido pela Associação Fundação Cultural Professor Jairo José Campos da Costa. Já está devidamente cadastrado no Mapa da Cultura e no Cadastro Nacional de Museus, mantidos pelo Governo Federal.

Seu acervo contém aproximadamente duas mil peças de artistas brasileiros de todo o país, além de fotografias, livros, CDs, bonecas de pano e bordados, composto por 90% de arte popular e 10% de antiguidades.

A composição das peças é formada por matérias primas variadas como tecido, papel, ferro, madeira, couro, pedra e barro. São obras que abordam temáticas variadas, desde registros do cotidiano, personagens, passando por manifestações religiosas, folclore, costumes, até expressões festivas. Há também artefatos de artistas do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão Alagoas, Sergipe, Bahia, Rondônia, Amapá, Acre, Pará, Roraima, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Rio Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal.