Nesta sexta-feira 22, o valor que será repassado ao trabalhadores em relação ao lucro obtido pelo Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) no ano de 2021, foi definido pelo Conselho Curador do Fundo. R$ 13,2 bilhões será o valor distribuído, sendo o maior valor líquido desde que o dinheiro começou a ser dividido.

106,7 milhões de trabalhadores têm contas vinculados ao FGTS atualmente. O pagamento será feito “mediante” crédito nas contas do FGTS que tinham saldo 31 de dezembro de 2021, quanto maior o saldo, maior o lucro.

A distribuição do lucro deverá acorrer até o dia 31 de agosto, como é definido por lei, porém, o conselho, que é formado por representantes do governo, de empresas e dos trabalhadores, definiu que o repasse deve ser feito pela Caixa Econômica Federal (CEF) assim que houver a publicação, podendo acontecer já na próxima semana.  

R$ 8,12 bilhões foram distribuídos no anos passado, representando 96% do lucro líquido que foi registrado em 2020.

Vale destacar que o recebimento de parte do lucro do FGTS pelos trabalhadores não muda as regras para saque dos valoresAs retiradas só podem ser feitas nas condições fixadas em lei, como demissão, aposentadoria, saque aniversário, compra da casa própria, entre outras modalidades de saque.

Para consultar o saldo do FGTS, os trabalhadores podem acessar: o aplicativo FGTS; o site da CAIXA; e o Internet Banking Caixa, que é para cliente do banco.

Fonte: AgoraRN

Foto: Reprodução