O partido União Brasil fará a indicação formal, na manhã de hoje, do ex-prefeito do Assu, Ivan Lopes Júnior, para companheiro de chapa do pré-candidato a governador Fábio Dantas, fechando coligação majoritária com o partido Solidariedade, informou o presidente estadual do UB, ex-governador e ex-senador José Agripino.

Além do União Brasil e do Solidariedade, também farão parte da coligação o Partido Liberal (PL), que tem como pré-candidato a senador o ex-ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e o Progressistas (PP), que é presidido no Estado pelo deputado federal Beto Rosado e faz convenção neste domingo (24), no América F.C.

O ato político e informal do anúncio da aliança, a ser oficializada no decorrer das convenções partidárias, ocorrerá às 10 horas de hoje, na sede do UB, na rua Joaquim Victor de Holanda, nº 2227, em Lagoa Nova.

Ex-deputado estadual e ex-vice-governador do Rio Grande do Norte, Fábio Dantas avaliou como “bastante positiva” a agregação do UB ao projeto político do Solidariedade: “O maior partido do Brasil está sintonizado com o sentimento popular, que o RN pode mais e que mais da metade do povo potiguar não deseja a continuidade desse desgoverno Fátima Bezerra (PT)”.

Fábio Dantas disse que a convenção do Solidariedade “será marcada dentro do prazo” previsto na legislação eleitoral (05 de agosto), mas ele avisa que outros dois partidos estão vindo para somar na coligação, PSD, que faz convenção na tarde de hoje, no Centro Municipal de Referência (Cemure), em Nazaré, na Zona Oeste de Natal e o PSC, que terá convenção no dia 29 de julho. 

O anúncio da adesão do UB à pré-candidatura de Fábio Dantas, saiu logo depois que o presidente estadual do Solidariedade, Janiel Hercílio, avisava nas redes sociais, na manhã de ontem, que o partido “estava em diálogo com vários partidos” para composição da chapa majoritária, e em virtude disso, “aguardava o melhor momento para definir a data da sua convenção”.

A decisão do UB saiu um dia após José Agripino ter informado na quarta-feira (20), depois de ouvir os nove pré-candidatos a deputado federal do partido, que a definição a respeito de coligações majoritárias seria anunciada até a data de sua convenção – 28 de julho, no América F.C.

Na reunião com os pré-candidatos à Câmara Federal, cinco tinham se posicionado a favor de uma aliança com o Solidariedade – o deputado federal Benes Leocádio, o vereador Paulo Freire (presidente da Câmara Municipal), Vanessa Lopes, mulher do ex-prefeito Ivan Júnior, Leonardo Rego (ex-prefeito de Pau dos Ferros) e o delegado aposentado Sérgio Leocádio, que foi candidato a prefeito de Natal nas eleições municipais de 2020.

Já as pré-candidatas à Câmara dos Deputados e vereadoras Carol Pires (Parnamirim), Camila Araújo (Natal) e a deputada federal Carla Dickson defendiam apoio à candidata do Brasil 35 ao governo do Estado, Clorisa Linhares. A ex-deputada mossoroense Sandra Rosado defendeu uma aliança com a federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) em apoio à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT).

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Magnus Nascimento