O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou o nome do padre que assumirá a função de pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Candelária, na zona Sul de Natal. Desde o início de junho, após vazamento de áudio que comprometeu o antigo pároco, o padre Julio Cezar Souza Cavalcante, que havia a indefinição sobre quem assumiria a paróquia. 

Na terça-feira (26), Dom Jaime anunciou que o padre Francisco de Assis de Melo Barbosa, então pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba, vai comandar a paróquia de Candelária a partir do dia 16 de agosto. Além dele, também foi confirmada a nomeação do padre Francisco Franklin de Araújo para a função de pároco da Paróquia de Santa Teresinha, em Tangará e Sítio Novo.

Afastamento

A Arquidiocese de Natal afastou o padre Júlio Cezar Souza Cavalcante após repercussão de um suposto envolvimento em escândalo sexual. Áudio captado em 2019 vazou com conteúdo de conversas entre o sacerdote e um casal da paróquia. Na mensagem, o padre é confrontado por uma sobre o envolvimento do sacerdote e o homem, que teve seu casamento celebrado pelo próprio padre. 

Padre Julio está sendo submetido a uma investigação prévia. Até o momento, a apuração segue em curso e, conforme determina o Código de Direito Canônico, somente após a investigação que o arcebispo tomará uma decisão sobre a situação.

Em mensagem a um grupo de WhatsApp também na terça-feira, padre Julio se despediu dos paroquianos. “Depois de tudo concluído dizei: Somos servos inúteis, fizemos apenas o que devíamos ter feito (Lc 17, 10).  Com as palavras do Santo Evangelho me despeço de todos agradecendo pelo bem realizado no serviço pastoral. Peço perdão por não ter sido o pastor esperado e me confio as orações de cada um”, postou o padre no grupo.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Reprodução/Instagram