Pescadores encontraram um exemplar de peixe-leão, espécie invasora na costa potiguar. O animal foi localizado a 16 metros de profundidade e gera alerta pois não tem predador local, tem espinhos venenosos e representa uma grande ameaça para a biodiversidade brasileira. A informação foi confirmada pelo projeto De Olho Nos Corais, do Laboratório de Ecologia Marinha da UFRN.

A iniciativa monitora a saúde dos corais brasileiros, que correm potencial risco com a chegada de espécie invasora. A espécie não é natural do Brasil, mas há ocorrências de aparição na costa do Pará, em Fernando de Noronha (PE), e no litoral paulista. A última vez que a espécie foi localizada foi no litoral cearense, no início do mês de agosto.

Em nota, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) afirmou que é provável que o animal tenha chegado naturalmente por correntes marítimas do Caribe, embora a possibilidade de o surgimento da espécie ter sido provocado por aquaristas amaradores não ter sido descartada.

A pasta afirmou estar desenvolvendo um plano nacional de prevenção, controle e monitoramento aplicado ao peixe-leão articulada com outras instituições, “inclusive com o desenvolvimento de protocolos aplicáveis para as atividades locais de alerta, detecção e resposta rápida que assegurem ações eficazes e impeçam o avanço do processo de invasão”.

Fonte: Blog do BG

Foto: Fábio Borges