A gestão estadual e autoridades políticas do Rio Grande do Norte lamentaram o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) à inclusão das obras de duplicação da BR-304 e o trecho conhecido como Reta Tabajara, na Lei de Diretrizes Orçamentárias da União do próximo ano (LDO 2023), publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira 12. Além dos trabalhos na 304 (Natal – Fortaleza), foram vetadas ainda as obras de adequações das rodovias federais 104 (Macau – Maceió (AL)) e 405 (Mossoró – Marizópolis (PB)) e a construção do Cinturão das Águas, que levaria as águas da transposição para o interior do RN.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura (SEI), Gustavo Coelho, a notícia dos vetos presidenciais foram recebidos com surpresa pela gestão. “A duplicação da BR-304 corresponde a um investimento absolutamente imprescindível para o desenvolvimento econômico do Estado e representa a segurança física aos seus usuários, basta ver a sobrecarga que ela vem recebendo nos últimos anos, para verificar a importância da sua duplicação”, explicou.

Gustavo Coelho falou ainda sobre a BR-104, que liga a cidade de Macau à Maceió (capital de Alagoas), passando por municípios importantes como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), também afetada pelos vetos presidenciais. E lembrou que havia um estudo em desenvolvimento pelo Ministério da Infraestrutura e o compromisso do ex-ministro Tarcísio de Freitas, que, tão logo fosse finalizado o levantamento, iria para discussão para viabilização do projeto. O que não foi adiante.

Para o senador Jean Paul Prates (PT), que fez a solicitação para que a obra fosse incluída na proposta aprovada pelo Congresso Nacional, por regulamentação da Comissão Relatora, nenhum projeto de duplicação de rodovias que passam exclusivamente por um único estado pode ser aprovado, mas considerando a posição do Rio Grande do Norte e a ligação entre Natal, Mossoró e Fortaleza como uma das principais da região, Jean conseguiu incluir o projeto entre os prioritários no orçamento federal.

“Assim que assumimos o mandato, o maior esforço se deu para garantir que a duplicação da BR-304 e seu entroncamento com a BR-226 no Ceará tivesse a destinação de recursos federais garantidas primeiro no Plano Plurianual de Investimentos do Governo Federal para o período de 2021-2025; depois, garantimos a aprovação na LDO, o que viabilizamos sob aprovação da maioria dos parlamentares”, explicou.

Jean disse também que a BR304 é uma grande rodovia de escoamento de cargas, trânsito de pessoas e, com a expansão das usinas eólicas, é o único acesso possível à interiorização do estado, pois possui conexões capilares com outras importantes rodovias. “Não termos a duplicação significa que os riscos de acidentes se tornam cada vez maiores devido ao elevado fluxo na BR. Vamos lutar para derrubar o veto e conseguir garantir, já em 2023, com os estudos de viabilidade técnica que estão em andamento, a garantia de recursos para construção”, afirmou.

SEM TRANSPOSIÇÃO
Jean Paul Prates disse que o veto afetou o Cinturão das Águas, que escoaria as águas do Rio São Francisco pelo RN com a transferência de águas advindas do Ramal Apodi para as regiões Oeste e Central, terminando no Mato Grande, o que levaria água para 54 municípios. E lembrou que, em fevereiro, Bolsonaro reuniu comitiva no RN, afirmando que as águas estavam chegando pelo esforço do seu então ministro Rogério Marinho. Além do RN, o veto atinge ainda as obras de transposição no Ceará.

“Jardim de Piranhas só recebeu água por caminhões pipa, e não pela finalização da obra do Eixo Norte. Mas Bolsonaro chegou a prometer pelo seu aliado que entregaria a obra da transposição ao povo potiguar. Com o veto ao Cinturão das Águas, a possibilidade das águas do velho chico chegarem a Oiticica, obra que está sendo entregue por compromisso do Governo do Estado, agora pode não se concretizar em diversos outros municípios por meio deste veto no Orçamento”, denunciou o senador, um dos relatores da LDO deste ano.

Bolsonaro é inimigo do RN, afirma candidato do PDT

O candidato do PDT ao Senado, Carlos Eduardo Alves, usou as redes sociais nesta sexta-feira 12 para provocar o adversário Rogério Marinho (PL).

Em publicação no Instagram, Carlos Eduardo disse que Rogério “não mexeu uma palha” para evitar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetasse a inclusão da duplicação da BR-304 na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023.

O veto foi criticado pelo ex- -prefeito de Natal. “Inimigo do RN. O presidente Jair Bolsonaro vetou ontem emenda do senador Jean Paul (PT-RN), meu suplente, destinando recursos para a duplicação da BR 304 ligando Natal a Mossoró e Fortaleza”, pontuou Carlos Eduardo.

Ele complementou: “Como achasse pouco, o presidente ainda vetou a destinação de recursos para o chamado ‘Cinturão das águas’ que beneficiaria 54 municípios potiguares, viabilizando principalmente pequenos e médios produtores rurais das regiões Oeste e Central do Rio Grande do Norte”.

“Por mais esta emenda de Jean, que será meu suplente, também seriam beneficiados municípios da região do Mato Grande, com a transferência de águas do chamado Ramal do Apodi”, destacou Carlos Eduardo.

“Infelizmente o meu adversário, o candidato de Bolsonaro, não mexeu uma palha para evitar mais essa maldade”, encerrou o candidato do PDT.

Fonte: AgoraRN

Foto: josé Aldenir / Agora RN