Líder do governo Fátima Bezerra, o deputado estadual Francisco do PT iniciou sua campanha de reeleição prestando contas, via redes sociais, da atuação ao longo dos quase quatro anos de mandato.

Membro da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL-RN), Francisco do PT foi o parlamentar que mais apresentou projetos de lei nessa legislatura, totalizando 136 iniciativas, nas mais diversas áreas.

Em relação a emendas, foram destinados R$ 7,5 milhões em recursos distribuídos, principalmente, em ações de enfrentamento à Covid-19, custeio em saúde, compra de ambulâncias, reforma e ampliação de escolas, abastecimento de água, dentre outros.
Parlamentar também chega a marca de número 1 em audiências públicas realizadas pela AL-RN, abordando os temas mais relevantes de interesse da sociedade Potiguar.

Em relação a requerimentos, Francisco do PT protocolou mais de 800, boa parte de iniciativa própria, como deu voz as demandas oriundas das suas visitas aos municípios e também as diversas representações da sociedade (sindicatos associações, movimentos).

Além disso, desde o início do mandato, se inseriu em todas as pautas da educação, com destaque para as tratativas em prol do reajuste do piso do magistério, progressões horizontais e verticais, Ele é membro permanente da Comissão de Educação, chegando a presidir em 2020.

Presidente da Frente Parlamentar das Águas (2019/2021), trouxe para o debate temas importantes: Transposição do Rio São Francisco, Barragem de Oiticica, Projeto Seridó, recuperação da Barragem Passagem das Traíras. Além de emendas para construção de cisternas e perfuração de poços.