Os motoristas potiguares agora contam com mais opções de oficinas instaladoras homologadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para conversão de veículos para o Gás Natural Veicular (GNV). No total, agora o Rio Grande do Norte possui dez oficinas credenciadas, sendo sete em Natal, duas em Mossoró e uma em Extremoz.

“Desde o ano passado, o número de instaladoras vem aumentando. Melhor para o consumidor que pode pesquisar os preços e dispor de uma maior concorrência para efetuar o serviço com segurança”, afirma o gerente comercial da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), Franciney Souza.

Para utilizar o GNV, o veículo precisa passar por uma conversão que deve ser realizada em uma oficina homologada pelo Inmetro. A lista completa pode ser acessada em: http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/lista_oficinas.asp?end=1&descr_estado=rn.

Mesmo diante das recentes reduções dos combustíveis líquidos, o GNV mantém sua competitividade. Pesquisa realizada tomando por base os preços dispostos no aplicativo Nota Potiguar, da Secretaria de Estado da Tributação, mostra que o uso do GNV pode proporcionar uma economia de até 58% com relação ao etanol e de 37% com relação à gasolina.

Isso significa que abastecendo o veículo com R$ 50, com o uso do GNV, o motorista consegue percorrer 148 quilômetros. O número de quilômetros rodados cai para 93 com o uso da gasolina e para 63 com etanol.

Além de ser mais econômico, o GNV também é mais seguro que os combustíveis líquidos por ser mais leve do que o ar, dispersando rapidamente em caso de vazamentos, e porque durante seu abastecimento não há contato com o ar, diminuindo a possibilidade de combustão.

COMPANHIA POTIGUAR DE GÁS