O Painel RN 2021 também investigou a opinião dos norte-rio-grandenses acerca do casamento entre pessoas do mesmo sexo/gênero. A sondagem mostra que 50,6% dos entrevistados apoiam a união homoafetiva, enquanto 37,6% dizem ser contra. Os potiguares que não têm opinião formada sobre o assunto ou não souberam responder somam 11,8%.

Por gênero: mulheres apoiam mais o casamento gay
53,8% das mulheres ouvidas na pesquisa opinam favoravelmente à união entre pessoas do mesmo sexo/gênero, enquanto os homens são 47,3%.

Por idade: jovens são disparados os maiores apoiadores
Como era de se esperar, a faixa etária mais nova é mais aberta ao casamento gay: 70,8% dos entrevistados entre 16 a 24 anos apoiam. Já entre as pessoas de 60 anos acima a aceitação desaba: apenas 30,8% deles são favoráveis e 55,1% são contra.

Por escolaridade: os mais instruídos apoiam mais a união homoafetiva
Enquanto os universitários e graduados num curso superior são 63,8% favoráveis, entre os analfabetos e pessoas que apenas leem e escrevem, sem terem frequentado a escola, os percentuais são de 42,1% a 30,9% de aceitação.

Por ocupação: estudantes apoiam mais, aposentados apoiam menos
Enquanto 78,3% dos entrevistados declarados estudantes são a favor do casamento gay, apenas 26,6% dos aposentados e pensionistas aceitam.

Por religião: apoio é menor entre os evangélicos
Enquanto 100% dos ateus ouvidos pela pesquisa são favoráveis à união entre pessoas do mesmo sexo/gênero, entre os evangélicos o percentual é de 44,5%. Já entre os católicos a aceitação é de 51,4%.

Por regiões: aceitação do casamento gay é maior no interior
Surpreendentemente, a aceitação do casamento homoafetivo é menor na Mesorregião Leste, que compreende a Grande Natal e municípios do Litoral Norte e Sul. Enquanto as demais mesorregiões possuem percentuais que variam de 57% a 59% de aprovação, na Leste a aceitação é de apenas 41,4%. Uma explicação possível para a circunstância pode ser o percentual mais elevado de evangélicos na população da Grande Natal em relação ao interior.

Sobre a pesquisa
O Painel RN 2021 ouviu 800 pessoas, de 16 anos acima, em todas as 19 microrregiões e 52 municípios do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho foi realizado na primeira quinzena de agosto deste ano.

Fonte e Imagem: Blog do BG