Foram 11 dias de adeus até que, nesta segunda-feira, o corpo de Elizabeth II, morta aos 96 anos, foi finalmente sepultado junto ao do príncipe Philip, seu marido por 74 anos, que morreu em abril do ano passado, na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. O sepultamento teve a presença apenas dos parentes mais próximos, na única cerimônia do dia que não foi televisionada. Elizabeth II foi a 11ª integrante da realeza britânica enterrada na capela, ao lado de seu pai, o rei George VI; sua mãe, a rainha consorte Elizabeth; e sua irmã, a princesa Margaret.

O longo dia de cortejos e cerimônias foi marcado por um clima solene e de tristeza, e começou às 11h (7h no Brasil) em um funeral de Estado na Abadia de Westminster para quase 2 mil participantes, que incluíram centenas de governantes e monarcas de todo o mundo, como os presidentes dos EUA, Joe Biden, e do Brasil, Jair Bolsonaro, além do rei da Espanha, Felipe VI, e o imperador do Japão, Naruhito.

O sermão foi do arcebispo da Cantuária, Justin Welby, que exaltou a vida da rainha e sua liderança. A igreja é a mesma na qual a monarca se casou, em 1947, e foi coroada, cinco anos depois.

— Sua majestade declarou celebremente em uma transmissão no seu aniversário de 21 anos que sua vida inteira seria dedicada a servir à nação e à Comunidade Britânica — disse Welby, autoridade religiosa máxima da Igreja Anglicana. — Raramente uma promessa foi tão bem cumprida.

A “segunda era elisabetana” — uma referência a rainha Elizabeth I, monarca de 1558 a 1603 — terminou simbolicamente durante o funeral, quando o barão Andrew Parker, que hoje ocupa a posição de lorde Chamberlain, como é chamado o mais alto funcionário da Casa Real, quebrou o bastão da governante, num gesto que marca o fim do reinado. Antes, o joalheiro real removeu a coroa imperial, o orbe (globo terrestre) e o cetro da rainha, apoiados em cima do caixão. As joias foram postas no altar pelo decano de Windsor, representando a passagem de poder.

Na parte final da cerimônia na abadia, todo o país respeitou os dois minutos de silêncio, nas ruas, parques e pubs, onde muitos acompanharam a cerimônia pela TV.

O caixão deixou, então, a abadia, em procissão em uma carruagem real, passando pelo Arco de Wellington, perto do Hyde Park, sua última parada em Londres até ser conduzido a Windsor para o sepultamento.

Tiros foram disparados a cada minuto em homenagem à monarca no Hyde Parque pela tropa do rei e pela cavalaria real, enquanto o sino do Big Ben tocou repetidas vezes. Uma multidão acompanhou a cerimônia das calçadas, intercalando silêncio e aplausos. A equipe do Palácio de Buckingham, onde a monarca morou por 67 anos, também foi até o portão prestar suas últimas homenagens.

Cerca de uma hora depois, o carro fúnebre chegou ao Castelo de Windsor, coberto com as flores jogadas pela multidão durante o trajeto. Ali, uma nova cerimônia religiosa foi liderada pelo decano David Conner, que começou com uma oração em homenagem à monarca. A fé de Elizabeth II, disse ele, “era descomplicada, mas profundamente cristã”:

— Em meio ao nosso mundo em mudança rápida e frequentemente conturbado, a presença digna e calma [da rainha] nos deu confiança para enfrentar o futuro, como ela fazia, com coragem e esperança — disse o decano.

Do lado de dentro da capela, câmeras filmaram um emocionado rei Charles III, que mordia os lábios enquanto toda a igreja cantava “God save the king”. Quem também se emocionou foi Meghan, a duquesa de Sussex, mulher do príncipe Harry, cuja relação com a família real é conturbada. Em vários momentos do dia, a duquesa foi vista enxugando as lágrimas. Apesar dos atritos com a princesa Kate, o príncipe William e o agora rei Charles, a ex-atriz americana sempre fez elogios a Elizabeth II.

A princesa Charlotte, de 7 anos, filha do meio de William, também foi fotografada chorando durante o funeral da avó, acompanhada da mãe, a princesa Kate, e do irmão mais velho, o príncipe George, de 9 anos. O caçula, Louis, de 4 anos, não participou da cerimônia.

No fim do dia, após o sepultamento privado, um comunicado da família real britânica encerrou oficialmente o longo adeus: “A rainha foi enterrada junto do duque de Edimburgo, na capela do memorial do rei George VI, em uma cerimônia privada reservada aos familiares mais próximos”, anunciou a família real nas redes sociais.

A conta oficial do príncipe e da princesa de Gales, William e Kate, também postou no Twitter uma foto do caixão da Elizabeth II, com a mensagem: “Adeus a uma rainha, uma mãe, uma avó e uma bisavó”.

Fonte: Blog do BG

Foto: Alkis Konstantinidis/Pool/REUTERS