O Professor Alef Bruno dos Santos, natural de Montanhas/RN, participou de seleção que contou com 349 professores de todo o Brasil para conhecer a estrutura, as pesquisas realizadas e participar de uma formação no Sirius, Acelerador de Partículas que fica em Campinas-SP. Dentre os 349 inscritos, 40 foram escolhidos e o Prof Alef Santos é um dos selecionados e o único residente no RN. O participante terá todo o custeio financiado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Essa seleção é um projeto chamado “Escola Sirius para Professores do Ensino Médio”.

Alef é professor de Química da E. C. I. Cel. Serveliano de Farias Castro, na cidade de Caraúbas/PB. A Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM) será realizada de 17 a 21 de julho de 2023 pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF). A ESPEM recebe inscrições de professores de Física, Química e Biologia das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País.

Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira, é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País. Este equipamento de grande porte usa aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, chamada, luz síncrotron. Essa luz é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Sirius é uma infraestrutura aberta, à disposição da comunidade científica brasileira e internacional. Sirius é financiado com recursos do MCTI e projetado por pesquisadores e engenheiros do CNPEM, em parceria com a indústria nacional.

COLUNA MAIS OPINIÃO: Aproveitamos o fato para destacar e parabenizar o Prof Alef Bruno dos Santos pelo empenho e a incansável dedicação aos estudos. Que esse seja apenas mais uma formação conquistada pelo profissional e que em breve o mesmo possa ajudar com o desenvolvimento da educação montanhense.