O professor do Departamento de Estatística da UFRN (DEST/UFRN), Marcelo Bourguignon, foi duplamente premiado na 64ª edição do World Statistics Congress, maior evento de estatística do mundo, realizado em Ottawa, no Canadá. Além de conquistar a premiação da competição de análise de dados, realizada pela International Association for Statistical Computing (IASC), o pesquisador foi reconhecido com o Young Ambassador, título destinado a jovens estatísticos, dado pela International Biometric Society (IBS), pelo qual concorreu com jovens estatísticos de 138 países.

Dados de desastres, doenças e outros eventos foram o tema da competição de análise de dados. O trabalho de Marcelo, realizado em colaboração com pesquisadores chilenos, abordou dados referentes à covid-19 no Chile e conquistou o terceiro lugar.

A pesquisa premiada se trata de um modelo focado em dados referentes à pandemia de covid-19. Segundo o professor, esta temática foi escolhida por surgirem, nos últimos três anos, novos dados sobre os quais antes não existiam literatura. Assim, houve um maior foco de pesquisadores no uso dessas informações novas para trazer um retorno social. “A minha pesquisa teve esse foco também, de criar um modelo matemático para prever uma medida que era bem comum na pandemia, que era a taxa de pessoas que pegaram covid e faleceram, e identificar correlações”, explica Marcelo Bourguignon.

Marcelo trabalha na pesquisa e na composição de modelos estatísticos, que são equações matemáticas na qual representam e mostram como funciona a realidade. Um exemplo de aplicação neste campo do conhecimento é o método da análise de regressão, o qual permite examinar a relação entre duas ou mais variáveis e identificar quais têm maior impacto diante de um tema.

“Trabalhar com pesquisa no Brasil é complicado, difícil; então, quando um trabalho recebe reconhecimento a esse nível, o sentimento é de que, agora ou no futuro, ele vai ajudar alguém. Nesse mesmo evento, é entregue o equivalente ao nobel da estatística, então levar o nome da UFRN, do Brasil, do Nordeste, para um acontecimento desse porte é importante”, complementa o professor.

Fonte: AGoraRN

Foto: Christian Galarza