A UFRN está com vagas abertas para cursos de diferentes níveis, em áreas temáticas diferentes e disponibilizados em campi de Natal e do interior. Mestrado em doutorado em Demografia, que estuda a dinâmica populacional humana, pós-graduação em Engenharia Civil, cursos técnicos na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e residência em Tecnologia da Informação são algumas das oportunidades disponíveis.

Mestrado e doutorado em Demografia
O Programa de Pós-Graduação em Demografia, do Centro de Ciências Exatas e da Terra da UFRN, está com 12 vagas abertas para mestrado e mais 12 para doutorado, além de uma vaga adicional reservada para servidores da universidade. As inscrições podem ser feitas até 7 de janeiro de 2022, por meio do sistema interno. A seleção vai contar com prova de conhecimentos básicos, análise de projeto de pesquisa, entrevista e heteroidentificação.

Pós em Engenharia Civil
Há 35 vagas para mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, com ingresso em 2022. As vagas são distribuídas nas áreas de Geotecnia (18), Materiais e Processos Construtivos (9) e Estruturas (8). O processo seletivo será composto por etapas classificatórias de plano de dissertação do mestrado, defesa do plano de dissertação e análise de histórico escolar e de curriculum vitae. É possível se inscrever até o dia 10 de janeiro.

Técnicos da EAJ
A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), localizada em Macaíba, está com inscrições abertas para a seleção de ingresso nos cursos técnicos da unidade, divididos entre a modalidade integrada, para quem quer cursar junto ao Ensino Médio, e subsequente, para quem já finalizou o Ensino Médio e pretende fazer apenas o técnico.

São 261 vagas sendo ofertadas no total, em cinco cursos: Técnico em Agroindústria, em Agropecuária e em Aquicultura (os três disponíveis tanto na modalidade integrada quanto na subsequente), além de Técnico em Informática (apenas integrado) e em Gastronomia (apenas subsequente).

As inscrições ficarão abertas até 2 janeiro e é possível solicitar a isenção da taxa de inscrição até dia 23 de dezembro. As provas serão aplicadas um mês depois, em 23 de janeiro.

Residência em TI
O Instituto Metrópole Digital abriu uma nova turma de Residência em Tecnologia da Informação. Ao todo, são ofertadas 12 vagas para a pós-graduação lato sensu e o valor da bolsa dos futuros residentes é de R$ 2 mil, já que deverão trabalhar em tempo integral, com carga de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais. A duração é de 18 meses e a previsão é de que atividades de capacitação aconteçam em formato remoto e atividades de vivência profissional de forma presencial.

As inscrições ficarão abertas até 6 de janeiro. O processo de seleção contará com uma prova de conhecimentos específicos, que deve acontecer no dia 15 de janeiro em formato eletrônico.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Cícero Oliveira