Confira as últimas da política no Agora RN desta sexta-feira (22).

Um fato que chamou a atenção essa semana no Rio Grande do Norte foi que mais de 70 prefeitos do Rio Grande do Norte estiveram em Brasília, para uma reunião com a bancada federal potiguar. Isso mesmo! O fato não seria incomum se a mesma reunião não fosse na capital potiguar numa sexta-feira ou segunda-feira, quando a grande maioria dos 11 integrantes potiguares estão no Estado. Não seria mais prudente mobilizar os oito deputados federais e os três senadores em encontro local?

Os mais de 70 prefeitos dos 167 municípios foram com passagens e diárias pagas pelo contribuinte potiguar. Como passagens de avião está em alta devido a inflação e à covid, então ninguém parou para pensar nesta conta? A alegação da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) é que a discussão seria uma série de projetos de importância para os municípios. “Foi uma oportunidade para mostrarmos aos deputados e senadores do RN a situação pela qual estão passando as cidades do Estado, assim como buscamos apoios para estas matérias que impactam diretamente a vida dos municípios”, disse Babá Pereira, presidente da Femurn.

Além dos cerca de 70 prefeitos presentes, mais de 20 secretários municipais também estiveram no evento representando suas cidades. Todo mundo sabe que o presidente da Femurn, Babá Pereira, é um dos coordenadores da chapa Benes (Governador) e Rogério Marinho (Senador). E quem é o coordenador da bancada federal? O deputado Benes Leocádio, do Republicanos, mesma sigla de Babá.

No saldo geral do encontro, além de Benes Leocádio, também presentes os deputados Beto Rosado (PP), Carla Dickson (PROS), Rafael Motta (PSB) e João Maia (PL). Os deputados general Girão (PSL) e Walter Alves (MDB) participaram de forma remota. A senadora Zenaide Maia (PROS) também participou de maneira virtual. Já os petistas deputada Nathália Bonavides e o senador Jean Paul Prates não foram. O senador Styverson Valetim (Podemos) também não deu as caras; nem virtualmente, como gosta de fazer em lives nas suas redes sociais.

Paulinho Freire
Quem mostrou força com os vereadores da bancada governista, da ala independente e da oposição ao prefeito Álvaro Dias (PSDB), foi o presidente da Câmara Municipal, Paulinho Freire (PDT). Amigos fizeram uma festa surpresa no bairro Tirol e levaram mais de 20 parlamentares. A deputada Eudiane Macedo também participou, além da vice-prefeita de Parnamirim, Kátia Pires. Paulinho poderá ser candidato a deputado federal no próximo ano.

Ovelha Negra
Vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Klaus Araújo, ainda no Solidariedade, vai anunciar o nome que apoiará para deputado estadual. Klaus estará com Paulinho Freire para federal, já que rompeu com o deputado Kelps Lima (Solidariedade). O vereador organiza um evento para as próximas semanas com lideranças ligadas a ele.

MDB
Quem acompanhou a agenda da governadora Fátima Bezerra (PT), no Médio Oeste, observou que o MDB está bem próximo da aliança com o PT. O prefeito-bacurau Rivelino Câmara recebeu Fátima em Patu e fez discurso lembrando o nome do deputado federal Walter Alves. Quem também estava na agenda era o deputado Dr. Bernardo Amorim, do MDB. Rivelino articula Walter como vice de Fátima em 2022.

Fonte: Redação/Agora RN
Foto: Divulgação