Primeira partida da equipe potiguar será contra o Palmeiras e terá transmissão ao vivo pelo SporTV.

A próxima temporada começará com um grande desafio para a base do Assú. O vice-campeonato do estadual sub-20 deu a oportunidade para o “Camaleão do Vale” disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022, a famosa Copinha.

O AGORA RN entrevistou o coordenador das categorias de base do clube, Ariel Santos. Com 20 anos de experiência na coordenação das categorias de base em clubes de futebol, o técnico tem passagens por times como América e Visão Celeste, protagonista da melhor campanha de um potiguar na Copinha. Ariel falou sobre a preparação da equipe potiguar e dos desafios que envolvem a competição:

“Já viemos com dez dias de antecedência para os garotos se adaptarem e se prepararem. Na segunda, fizemos um jogo preparatório com o Flamengo de Guarulhos e foi uma baita experiência, e na Quarta fizemos um amistoso contra time sub-20 da Ponte Preta, que tem uma das melhores academias de formação de atletas. Os meninos começaram a entender o que é o futebol fora do estado.”

“A Copa São Paulo é como a Copa do Mundo para as categorias de base. E nós estamos trabalhando para que possamos representar bem o estado do Rio Grande do Norte. Caímos em uma chave forte e boa, que nos dará a oportunidade de mostrar o nosso trabalho.”

Ariel acredita que a equipe pode ir além na competição. O coordenador falou sobre o incentivo e a motivação que são passadas aos jogadores diariamente: “Eu falo para todo mundo: são duas vagas para a fase final, e nós vamos brigar por uma das vagas. Vamos pra cima. É um objetivo nosso. A gente comenta isso com os atletas e falamos isso no dia a dia.”

Ariel também falou sobre a visibilidade que a Copa São Paulo proporciona. Além de Água Santa e Real Ariquemes-RO, o Camaleão do Vale enfrentará o Palmeiras pelo Grupo 28.

“É um jogo onde todo mundo quer jogar e aparecer, tanto na base quanto no profissional. Quando tem um jogo aí em Natal pela Copa do Brasil como ABC x Flamengo e Fluminense x América por exemplo, todo mundo tá pronto para jogar e aparecer. Isso não é diferente na base. Um jogo contra o Palmeiras pode ser a oportunidade de um garoto se destacar e ter um futuro diferente. Teremos um jogo ao vivo que irá passar no mundo inteiro através do Sportv. Para nós, esse jogo vai ser muito gratificante.”

Hoje, quando começa um campeonato estadual no RN, as pessoas já falam que uma vaga é do ABC e outra vaga é do América ou do Globo, mas elas esquecem que do outro lado tem um trabalho igual. Estamos trabalhando com humildade. Viemos com todas as dificuldades que um clube do Norte-Nordeste enfrenta. A nossa viagem, que foi de ônibus, durou 65 horas.”

“Viemos aqui com o propósito de fazer uma boa competição. O nosso pensamento é representar muito bem o estado.”

O Camaleão do Vale estreia na Copa São Paulo contra o Palmeiras. A partida terá transmissão ao vivo.

Fonte: Agora RN
Foto: Divulgação