Vacina usa a mesma tecnologia do imunizante contra a Covid-19, o RNA mensageiro. Primeira etapa do estudo começou nos Estados Unidos, com participação de 56 voluntários.

A farmacêutica Moderna anunciou nesta quinta-feira (27) que iniciou os testes em humanos para uma vacina contra o vírus HIV. O imunizante usa tecnologia de RNA mensageiro, a mesma da vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica.

O ensaio clínico está em fase 1 e é realizado nos Estados Unidos, com a participação de 56 voluntários saudáveis que são HIV negativos.

O objetivo da primeira etapa do estudo é estimular a produção de um determinado tipo de anticorpo (bnAb), capaz de atuar contra as inúmeras variantes circulantes do HIV, o vírus causador da aids.

A nova vacina pretende ensinar as células B, que fazem parte do nosso sistema imunológico, a produzir esses anticorpos. Para isso, o ensaio testará a injeção de um antígeno inicial, ou seja, uma substância capaz de induzir uma resposta imune, e um antígeno de reforço injetado posteriormente.

Fonte: G1 Saúde
Foto: Brian Snyder/Reuters