A nova elite dos melhores surfistas do mundo já está escalada no Billabong Pro Pipeline, para iniciar a temporada 2022 do World Surf League Championship Tour no Havaí. O prazo da primeira das dez etapas que serão disputadas em oito países, começa neste sábado dia 29 e vai até 10 de fevereiro na ilha de Oahu. O evento será histórico, com o primeiro CT feminino sendo 100% realizado junto com o masculino nos tubos de Banzai Pipeline. Sete campeões e campeãs mundiais vão competir no maior palco do esporte, entre eles o potiguar Italo Ferreira, que entra na quarta bateria com o australiano Liam O’Brien e o substituto de Yago Dora, Matthew McGillivray, da África do Sul.

Em 2021, os brasileiros reinaram chegando nas finais de todas as sete etapas e vencendo cinco delas. E, para fechar o ano com chave de ouro, Gabriel Medina, que está fora desta etapa, conquistou o tricampeonato mundial na final brasileira com Filipe Toledo, na primeira decisão de título disputada no Rip Curl WSL Finals. Ainda teve o campeão olímpico Italo Ferreira ficando em terceiro lugar no ranking final e Tatiana Weston-Webb sendo a vice-campeã mundial da temporada.

A única brasileira no grupo das 17 concorrentes ao título de 2022, venceu a primeira bateria da história do CT feminino em Pipeline. Em dezembro de 2020, a etapa de abertura do CT 2021 foi iniciada na ilha de Maui, mas terminou em Oahu. O seu confronto com Sage Erickson foi o primeiro a ser disputado em Pipeline. Ela derrotou a norte-americana e depois perdeu para a pentacampeã mundial Carissa Moore nas semifinais. Mas, a primeira final de CT feminino em Pipeline foi vencida pela australiana Tyler Wright.

Tatiana está escalada na segunda bateria do Billabong Pro Pipeline com duas havaianas, Malia Manuel e uma das cinco novatas deste ano, Gabriela Bryan.
Na rodada inicial masculina, são doze baterias também formadas por três surfistas. Os dois melhores em cada já se garantem para disputar vagas para as oitavas de final.

Separação
Três dias depois de Gabriel Medina anunciar que não competirá na primeira etapa do Circuito Mundial de Surfe, em Pipeline, no Havaí, no início de fevereiro, para cuidar de sua saúde mental, foi revelada nesta quinta-feira, primeiro pelo site Metrópoles e depois confirmada pela assessoria de imprensa do surfista, a informação do fim de seu casamento com a modelo Yasmin Brunet de acordo com fontes ligadas ao casal.

De acordo com site, os dois estariam apenas vivendo de aparência e morando em casas separadas. Yasmin se encontra na casa do condomínio em Maresias, litoral norte de São Paulo, e Medina está em outra. Nas redes sociais as declarações de amor e fotos em paisagens paradisíacas ainda continuam.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Miguel Duarte