O Rio Grande do Norte vive um dos melhores momentos na sua história em relação ao futebol.  O América conseguiu o acesso da Série D para a Série C do Campeonato Brasileiro e, após vencer o primeiro jogo contra o Pouso Alegre/MG, na Arena das Dunas, está com uma das mãos na taça de campeão nacional. O ABC também fez bonito e conseguiu o acesso para a Série B em 2023 após derrotar o Paysandu por 1 a 0, no Frasqueirão. O clube ainda briga por uma vaga na decisão. Dos quatro títulos nacionais em disputa os potiguares podem ganhar dois.

Se dentro de campo as equipes estão dando espetáculo. Nas arquibancadas as torcidas estão respondendo à altura. Os alvirrubros não pararam de quebrar recordes de público desde que o clube entrou nas fases eliminatórias da competição.

No último domingo, o América levou à Arena das Dunas 30.509 pessoas, com uma arrecadação de quase R$ 600 mil. A festa da torcida e o agito das arquibancadas deixou o time visitante desconfortável e “assustado”. O Alvirrubro mostrou força e dominou o jogo quase todo. O resultado de 2 a 0 poderia ser maior tamanho o domínio da equipe Norte-rio-grandense.

No sábado a torcida abecedista compareceu ao Frasqueirão. O jogo teve um público de 13.739 pessoas para uma renda de R$ 272.015,00. O Alvinegro tem um aproveitamento superior a 80% jogando suas partidas dentro de seu estádio, o que representou muito na campanha pelo acesso.

O empresário e ex-presidente do América, Ricardo Bezerra comemorou o acesso do Alvirrubro nas redes sociais e foi homenageado pelo Alvirrubro antes da bola rolar no último domingo. “Honrado por ser um dos homenageados pelo América. Mais feliz ainda p estar ao lado de Artur Ferreira, Ferdinando Teixeira e Baltazar Germano, homens que admiro, prezo de grande amizade, e que tanto fizeram pelo MECÃO. Muito obrigado Presidente Souza e diretoria”. Em outro momento parabenizou o co-irmão também pelo acesso, mas sem perder o bom humor. “Parabéns ao ABC pelo acesso. Nos encontraremos na B, Já a  serie A, é nossa praia!”, comentou.

No Alvinegro, o diretor de futebol, Gustavo Cartaxo destacou que a equipe entrou na competição nacional desacreditada, mas que deu a resposta em campo. “Cheguei aqui só tinha um colete e uma bola e agora estamos na Série B do Campeonato Brasileiro. Estávamos desacreditados, mas o grupo é muito bom e conseguimos esse acesso com muito trabalho dos jogadores e da diretoria, que sempre honrou seus compromissos”, desabafou.

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF, José Vanildo também festejou o momento histórico local. “O futebol do Rio Grande do Norte está em outro patamar agora”, disse.

Os jogos

Os representantes potiguares jogaram em casa no fim de semana. O ABC entrou em campo primeiro, no sábado (17). A vitória sobre o Paysandu por 1 a 0 levou o time a 11 pontos no grupo C e à vaga antecipada na Série B 2023. Para estar na final tem uma vantagem de três pontos sobre o Vitória, segundo lugar e um saldo positivo de 3 gols contra um saldo negativo de 2 dos rivais baianos.

No próximo final de semana o time comandado por Fernando Marchiori enfrenta o Figueirense fora de casa, no sábado, enquanto que o Rubro-negro tem o Paysandu como adversário, na Curuzu, em Belém do Pará.

O gol do acesso saiu aos 21 do segundo tempo. Numa grande jogada pela esquerda de Daniel Vançan, a bola foi para Wallyson, que mandou para a área. O zagueiro desviou mal e Garré, que tinha acabado de entrar no jogo, mandou uma bomba para “estufar as redes do “Papão”. Festa na Frasqueira.

No sábado, o América mudou a festa de lugar. Na Arena das Dunas, o time fez  2 a 0 no Pouso Alegre, o que deixa o Alvirrubro com a possibilidade de perder por até um gol de diferença, no jogo da volta, em Minas Gerais, no próximo domingo que, ainda assim, levanta a taça nacional.

O jogo estava fácil para o América e o gol não demorou para sair. A bola passou de pé em pé e chegou até o homem dos chutes de longa distância. Téssio achou a brecha na esquerda, avançou e chutou firme. Antes de ir para a rede a bola ainda desviou no zagueiro do time visitante aos 11 minutos de bola rolando.

O gol que fechou o placar saiu no segundo tempo. Iago, que não estava bem no jogo, fez uma grande jogada pela esquerda e sofreu penalidade máxima. Wallace Pernambucano bateu com firula e perdeu. No entanto, o bandeira observou que o goleiro se mexeu antes e a cobrança teve que ser refeita. Desta vez o camisa 9 não vacilou e mandou a bomba para fazer América 2 a 0, placar final.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Adriano Abreu