Tite usou o aumento do número de inscritos para montar uma das seleções mais experientes já convocada pelo Brasil para a Copa.

Além de ter mais opções ofensivas, Tite usou o aumento do número de inscritos para montar uma das seleções mais experientes já convocada pelo Brasil para a Copa do Mundo. Por causa do tempo seco e do possível calor, a Fifa autorizou que 26 jogadores estejam disponíveis para cada equipe no Qatar. Dos escolhidos pelo treinador, dez já disputaram o torneio em anos anteriores.

Tite chamou, agora, Alisson, Ederson, Danilo, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Casemiro, Fred, Neymar e Gabriel Jesus que já disputaram Copa. À exceção de Daniel Alves (presente em 2010 e 2014), todos estiveram presentes em 2018. Thiago Silva (2010, 2014 e 2018) vai para o quarto Mundial. Neymar (2014 e 2018), para o terceiro.

“Experiência conta, assim como o momento, a capacidade de concentração do atleta. Uma série de fatores é levada em consideração. A carreira toda e o nível que se mantém”, disse Tite após divulgar a lista de convocados, para explicar suas escolhas.

Na história do único país a participar de todas as Copas, apenas duas vezes o Brasil inscreveu mais jogadores com experiência no torneio. Além dos 12 em 2006, há o recorde de 1962. Aymoré Moreira tirou o máximo da base campeã mundial e levou para o Chile 14 nomes remanescentes da campanha de 1958.

Os dez de 2022 igualam o mesmo número de 1994, quando o Brasil voltou dos Estados Unidos com o título. O treinador afirma que usar uma base que esteve presente em 2018 é natural. Ele mesmo diz que apenas ficou para a Copa do Qatar pelo que apresentou na Rússia. Mas não foi algo proposital.

Fonte: AgoraRN

Foto: lucas figueiredo / cbf