Neste sábado (17), Croácia x Marrocos se enfrentam, às 12h (horário de Brasília), no estádio Khalifa International. O duelo será válido pela disputa do 3º lugar da Copa do Mundo 2022. A Fifa divulgou a escala de arbitragem para a partida. Dentre os nomes escolhidos, dois brasileiros irão figurar na equipe principal de arbitragem no penúltimo jogo da competição: Raphel Claus e Bruno Pires.

O árbitro paulista Raphael Claus está escalado para atuar como quarto árbitro do confronto. Por outro lado, o goiano Bruno Pires será o responsável pela revisão de lances de impedimento no VAR. O trio principal de arbitragem será todo do Catar, Abdularhman Al Jassim será o principal, enquanto Taleb Al Marri e Saoul Ahmed Almaqaleh serão seus auxiliares.

Após cair nas semifinais contra a Argentina, a Croácia vem com sangue nos olhos para conseguir ao menos, um 3º lugar para se despedir do Mundial no Catar entre os três primeiros colocados. Para a seleção, representa uma oportunidade perdida de coroar sua geração de ouro de jogadores, com o técnico Zlatko Dalic confirmando que a maioria deles não jogará na próxima Copa do Mundo.

“Eu disse aos jogadores que eles precisam manter a cabeça erguida, ter orgulho de ter dado o máximo, precisamos nos preparar para lutar pelo terceiro lugar”, disse Dalic.

Enquanto isso, Marrocos caiu para a França na semifinal. Fez um grande jogo contra os últimos campeões mundiais e inclusive teve chances de igualar a partida, mas o preciosismo deve ter atrapalhado os Marroquinos. Sendo assim, já tendo feito história como 1ª seleção africana a chega em uma semifinal de Copa do Mundo, vão agora em busca do 3º lugar.

Eles serão recebidos em casa como heróis, independentemente do resultado, não apenas conquistando o respeito e o apoio do continente e do mundo árabe, mas também tendo encontrado um lugar no coração dos torcedores neutros que amam uma verdadeira história de azarão.

Croácia e Marrocos se enfrentarão no Catar pela segunda vez depois de empatarem em 0 x 0 na fase de grupo, assim como em 2018, quando Bélgica e Inglaterra se enfrentaram na fase de grupos e na disputa pelo terceiro lugar. “Vai ser difícil em nível mental. Vou dar oportunidades a quem não jogou e vamos tentar garantir o terceiro lugar”, disse Regragui. “O importante é que deixamos uma boa aparência do nosso time e que o futebol no Marrocos não está longe do alto nível”, completou.

Retrospecto

De acordo com dados do site OGol, as Seleções só se enfrentaram duas vezes anteriormente, inclusive uma delas nessa Copa do Mundo, já que caíram no mesmo grupo. Entretanto, ambas as partidas terminaram empatadas, com a desse Mundial ficando no 0 x 0, que marcou a estreia delas no torneio.

Caminho na Copa

Ao passo que terminou em 2º lugar no Grupo F, a Croácia teve no mata-mata o Japão nas oitavas de final. Nesse sentido, após um empate em 1 x 1, os croatas se classificaram nos pênaltis. Logo depois, encarou a poderosa Seleção Brasileira, e depois de outro empate em 1 x 1, com os gols marcados na prorrogação, se classificou novamente nas penalidades. Por fim, foi facilmente batida pela Argentina na semifinal, perdendo por 3 x 0.

Da mesma forma que sua adversária, Marrocos esteve no Grupo F, e surpreendentemente se classificou em 1º lugar. Posteriormente, enfrentou a Espanha logo nas oitavas, e após brilho do goleiro Bounou, avançou nos pênaltis. Nas quartas, nova surpresa, eliminando Portugal por 1 x 0, gol de En-Nesyri. Por fim, não conseguiu fazer o mesmo com a França, e perdeu a semifinal por 2 x 0.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Fifa.com