Hoje, nós que vivemos no interior do Rio Grande do Norte ainda vivemos a margem do desenvolvimento real, cidedas pequenas, sem muito infraestrutura e que deixa nossa população emprego e sem fonte de renda.

Em diversas cidades, a cada eleição, a população recebe a promessa que o prefeito vai gerar emprego, que irá trazer uma fábrica, uma indústria e o povo vai ter emprego. Daí, ao assumir, vê que não é tão fácil, as cidades não tem condições de dar incentivos fiscais, que atrairia industrias, em outros casos a cidade não possui saneamento básico, não destina o lixo de forma correta, vias precárias para o escoamento da produção, dentre outros fatos que distancia as empresas de se instalarem em pequenas cidades.

Olhamos para os lados e vemos a “Salvação” do interior do RN: O turismo! Olhando com mais atenção para nossa região, Agreste e Litoral Sul, onde temos uma propriedade maior de falar, podemos localizar facilmente vários pontos que podem se tornar turísticos nas cidades. Outros tantos que precisam apenas de uma boa campanha de divulgação.

Praias, paisagens naturais, monumentos históricos, rios, trilhas, pinturas rupestres, ruinas, igrejas e etc. Temos um potência explicito de turísmo de sol e mar, turísmo de aventura, turísmo rural e turísmo religioso, além do turismo de eventos. Na maioria das situações já temos o “ponto turístico” pronto, basta investir em estruturação e divugação, em alguns outros já temos a história, basta criar o ponto de atratividade.

A dica para os prefeitos e instutuições é que estudem suas cidades, andem, conheçam, estudem o que pode se tornar um atrativo turístico e gerar emprego para a população. O IFRN-Canguaretama tem um estudo pronto dos potênciais turísticos do Agreste/Litoral Sul, além de oferecer o curso de Gestão de Turísmo e que com certeza teria interesse de parcerias com os municípios. No outro lado, no IFRN-Nova Cruz é oferecido o curso de Administração, que ajudaria muito os cidadão a gerenciar suas possiveis empresas no ramo de alimentação, artesanato, hotelaria, transporte e etc.

Fica aqui nossa análise e opinião a nossa região. Que os políticos acordem para o turísmo e possam, assim como Santa Cruz crescer e desenvolver suas cidades.

Foto: Reprodução