Startups de todo o país com ideias inovadoras com potencial para solucionar desafios socioambientais no setor energético podem participar da seleção do Conecta Energia RN, o programa de inovação aberta e de aceleração promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e AES Brasil, em parceria com a AVATI. A iniciativa vai selecionar 50 ideias de negócios para integrar uma jornada de capacitação e mentorias, que, ao final, vai premiar as três melhores propostas com recursos entre R$ 10 mil e R$ 30 mil. As inscrições estão abertas até o dia 31 e podem ser feitas no site do programa (conectaenergiarn.com.br), onde é possível também verificar o edital completo da chamada pública.

O Conecta Energia RN é destinado a startups já formalizadas do Nordeste e também a pessoas físicas de todo o Brasil interessadas em apresentar projetos e ideias inovadoras no setor de energia. A proposta do programa é qualificar esses empreendedores e ao mesmo tempo estimular a busca por soluções que respondam aos desafios de inovação socioambiental, descarbonização e energia eólica. As propostas podem variar desde novas tecnologias até modelos de negócio e estratégias para otimização de recursos, redução da pegada de carbono e desenvolvimento de energia eólica sustentável.

Os projetos selecionados terão a oportunidade de receber apoio para o desenvolvimento e implementação, incluindo workshops e mentorias, acesso a recursos e potencial financiamento.

“A inovação aberta é uma forma de estimularmos o espírito empreendedor e colaborativo em nosso ecossistema de inovação, em benefício do setor energético. Queremos unir forças para encontrar soluções que sejam ao mesmo tempo inovadoras e sustentáveis”, afirma o CEO da Aceleradora AVATI, Carlos Eduardo Silva Morais, conhecido no ecossistema de inovação como Novinho.

O idealizador da aceleradora explica que o programa Conecta Energia RN não se limita apenas a soluções técnicas para geração de energia. “O programa envolve turismo, inovação socioambiental, monitoramento de emissão de gases estufa, ideias para reciclagem de pás eólicas, solução para monitoramento de animais em áreas dos parques eólicos, soluções de baixo custo para dessalinização de água salobra para beneficiar comunidades, monitoramento e previsão das condições climáticas, entre outras”, destaca.

O programa representa uma oportunidade de empreendedores, inovadores, pesquisadores e demais interessados a fazerem parte desta iniciativa pioneira no Nordeste, que busca fortalecer a indústria de energia limpa e promover a sustentabilidade na região.

Fonte: AgoraRN

Foto: Sandro Menezes/Assecom RN