A Superintendência local do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou, na tarde desta terça-feira (12), a remoção da pichação feita na área externa do Forte dos Reis Magos, que está manchado desde a última quinta-feira (7). A confirmação veio da Fundação José Augusto em nota envida para imprensa.

“A Secretária Extraordinária da Cultura e a Direção Geral da Fundação José Augusto (FJA) receberam da Superintendência do IPHAN-RN, na tarde desta terça-feira (12/9), a autorização para a execução da pintura da fachada do Forte dos Reis Magos, em virtude da pichação realizada na estrutura externa do equipamento na madrugada de 7 de setembro”, diz nota.

Ainda segundo a nota, o órgão federal aprovou “a pintura integral da cor branca na fachada do Forte dos Reis Magos” e que acompanhará toda a intervenção.

MPRN investiga caso

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) também abriu procedimento para investigar o caso. A instituição não se pronunciou sobre o assunto.  Trabalhadores locais também serão ouvidos para tentar descobrir os autores da ação, que se configura crime no artigo 163 do Código Penal. A 71ª Promotoria de Justiça da capital potiguar, que possui atribuições na proteção do meio ambiente e na preservação do patrimônio histórico e cultural, está encarregada do procedimento.

Além de buscar identificar os responsáveis pela pichação, o MPRN também anunciou que acompanhará de perto e cobrará providências da Fundação José Augusto e do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural do RN (Iphan) para garantir que a restauração do Forte seja realizada o mais rapidamente possível. Paralelamente, serão exigidas melhorias na segurança do entorno, com um apelo à Polícia Militar e à Guarda Municipal de Natal para que intensifiquem as medidas de proteção do local.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Magnus Nascimento